news-details
Redescobrindo

Coxinha da Vó Elisa

Quero começar esta coluna agradecendo o carinho e atenção dos meus leitores, em especial, da Sueli Cacossi, prima da amiga escritora Maria Cristina Cacossi Capodeferro, a quem agradeço por ter transmitido gentilmente a notícia de que, além de leitora assídua, a Sueli prepara as receitas aqui sugeridas e até partilha quando rende muito, como foi o caso da abobrinha empanada, sugestão da semana anterior. Muito obrigada, Sueli! Fiquei muito feliz.

E a receita de hoje é de um tempo em que as coxinhas eram praticamente um croquete, sem aquela massa que hoje envolve o salgado.

Minha sogra Maria Elisa preparava, peguei a receita ainda solteira e quando meus filhos eram pequenos sempre fazia, mas, como acontece com a maioria das pessoas, algumas receitas acabam ficando no esquecimento um tempo e a gente deixa de preparar.

Mas meu filho Rafael, dia desses, trouxe um frango assado, cardápio não muito apreciado pela maioria do pessoal por aqui. Aí resolvi desfiar e desossar a carne do frango e preparar a coxinha, que ficou uma delícia, aprovada pela terceira geração da família, meu neto Joaquim – mais um motivo para voltar a preparar essa delícia.

A receita leva o frango inteiro, que pode ser cozido com temperos e desfiado, ou podemos utilizar o frango já assado (particularmente acho mais prático e saboroso), e não somente o peito, para a coxinha não ficar seca. Experimentem!

COXINHA DA VÓ ELISA

1 frango inteiro em pedaços (pode usar já assado, aí pula as etapas do cozimento)

Alho, cebola, sal a gosto para o cozimento do frango

Água o suficiente para cobrir

2 ovos inteiros (reserve as claras para empanar as coxinhas)

Farinha de trigo o suficiente para engrossar a massa e depois empanar

Farinha de rosca o suficiente para empanar

Óleo para fritar (ou use a air fryer)

         Na panela de pressão, dê uma fritada no frango em pedaços com os temperos, cubra de água e leve cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos após abrir pressão. Espere esfriar e retire da panela. Reserve a água do cozimento e depois desosse e desfie o frango cozido para passar no processador ou no pulsar do liquidificador e reserve.

         Noutra panela, refogue a gosto alho e cebola, tomate sem pele picado (cerca de 3 unidades ou 1 lata), tempere com pimenta, 1 cubinho de caldo de galinha (pode ser em pó – opcional).

         Junte depois o frango triturado, mexa e deixe aquecer juntando um pouco da água do cozimento (cerca de 300ml ou mais, dependendo da quantia de frango) e cheiro verde picadinho. Mexa bem e deixe cozinhar uns 5 minutos, misturando de vez em quando.

          Junte agora umas 4 colheres de farinha de trigo para a massa engrossar e misture bem; em seguida coloque as 2 gemas e mexa muito bem para que elas não cozinhem e talhem e, se necessário junte mais algumas colheradas de farinha de trigo, de uma a uma até chegar no ponto da massa descolar da panela.

         Deixe esfriar bem para fazer as coxinhas.

         Passe cada uma na farinha de trigo, nas claras batidas ligeiramente com um pouco de água e por ultimo na farinha de rosca.

         Leve fritar por imersão ou, se preferir, coloque na air fryer.

Maria Inês de OliveiraChiarion Zecchini  é professorade Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,

escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image