O novo conoravírus tem causado doença pulmonar grave em milhares de pessoas na China e foi considerado uma emergência global de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. As investigações estão em andamento, mas a disseminação está ocorrendo e pode ser de forma continuada. Os sinais clínicos são, principalmente, respiratórios, como: febre, tosse e dificuldade para respirar.
O tratamento é feito com base nos sintomas de cada paciente. Apenas pessoas que tenham sintomas e tenham viajado para a China são suspeitos da infecção pelo coronavírus.
Para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, como: realizar frequentemente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, evitar mucosa de olhos, nariz e boca.
Além disso, é recomendado não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
0 Comentários