PSDB será o primeiro a realizar o encontro que homologará seus candidatos nas Eleições 2012
Conforme o Jornal Em Dia publicou na edição de 10 de junho, último domingo, as convenções partidárias devem ser marcadas entre os dias 10 e 30 deste mês. Faltando menos de 15 dias para o final desse prazo, os partidos políticos começam a divulgar a data de suas convenções.
A reportagem entrou em contato, nesse sábado, 16, com vários representantes de partidos com diretório em Bragança Paulista.
De acordo com o apurado, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) será o primeiro a realizar convenção. Ela foi marcada para o dia 22 de junho, às 19h, na Rua Dr. Freitas, 435, no Matadouro.
Além de homologar o nome do candidato a prefeito do partido, que será o vereador e presidente da Câmara, João Carlos Carvalho, seguindo critério de pesquisa realizada que indicou seu nome em primeiro lugar numa disputa interna, a convenção do PSDB vai homologar também os candidatos a vereador e deliberar sobre propostas de coligação com outras legendas, assim como definir o nome do candidato a vice-prefeito e os números com os quais os candidatos concorrerão nas Eleições 2012.
O pré-candidato a prefeito pelo PSDB, João Carlos Carvalho, disse ao Jornal Em Dia que lideranças estaduais e federais do partido devem comparecer a Bragança no dia da convenção, como os deputados Pedro Tobias, presidente estadual do partido tucano, Fernando Capez, Cauê Macris e Vanderlei Macris.
O PTC (Partido Trabalhista Cristão), que deverá coligar com o PSDB, fará sua convenção também no dia 22, na Rua Dr. Freitas, 435, sala 2, no Matadouro, só que mais cedo, às 17h.
No dia 23, sábado, PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) e PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) realizam suas convenções a partir das 15h, na Câmara Municipal. Consideradas legendas de esquerda, a tendência é que elas se coliguem para disputar o pleito de 7 de outubro.
Os demais partidos farão convenções na última semana de prazo.
O PR (Partido da República) marcou sua convenção para o dia 27 de junho, às 19h30, na Câmara Municipal. De acordo com Paulo Mário, o PR não terá candidatura própria, irá se coligar com outro partido. “Não sou candidato a prefeito em hipótese alguma”, declarou. Questionado sobre a possibilidade de se coligar com o Democratas, Paulo disse que nada está definido ainda. “Não está certa a coligação com o Democratas, fechado não tem nada”, enfatizou.
O PSB (Partido Socialista Brasileiro), que tem no ex-vereador Gustavo Sartori o provável nome como candidato a prefeito, realizará sua convenção no dia 30 de junho. Gustavo declarou que o encontro acontecerá na Câmara Municipal, às 19h30, com a presença de outros sete ou oito partidos que estarão coligados nestas eleições.
Também no dia 30, às 21h, no Espaço Sanso, o Democratas promove convenção junto a mais dez partidos políticos. Já anunciaram que vão se coligar ao DEM: PC do B (Partido Comunista do Brasil), PSC (Partido Social Cristão), PSTC (Partido Social Trabalhista Cristão), PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), PSL (Partido Social Liberal), PT do B (Partido Trabalhista do Brasil), PPS (Partido Popular Socialista), PP (Partido Progressista), PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e PMN (Partido da Mobilização Nacional). O PR, de Paulo Mário, está em conversas e pode ser que também componha a coligação na eleição majoritária. Os nomes que realmente disputarão o pleito como candidatos a prefeito e vice pelo chamado Grupo Chedid são uma incógnita até o momento.
O Jornal Em Dia também conversou com a vereadora Beth Chedid, do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Ela afirmou que a data da convenção será definida nesta segunda-feira, 18. Beth disse ainda que o partido realizou uma pesquisa com os nomes do ex-prefeito José de Lima, dela e do vereador Arnaldo de Carvalho Pinto, como pré-candidatos a prefeito. Essa pesquisa está sendo analisada pelo partido.
A presidente do diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), Elaine Cristina Lopes Terron, declarou que uma reunião que acontece hoje, 17, às 10h, definirá a data da convenção. Segundo ela, é bastante provável que o encontro aconteça no dia 30 de junho, por volta das 17h ou 18h, em local ainda a ser definido. O PT disputa as Eleições 2012 com candidatura própria. Já foi anunciado o nome do delegado Fernão Dias da Silva Leme como pré-candidato a prefeito.
Noy Camilo, do PV (Partido Verde), adiantou que o partido tem conversado com pré-candidatos a prefeito, como João Carlos Carvalho e Gustavo Sartori e que também conversará com o pré-candidato Fernão Dias, para analisar possíveis coligações. De acordo com Noy, o PV não se coligará com o Democratas, por determinação da Executiva e em respeito ao deputado estadual Beto Tricoli. A convenção do PV, porém, ainda não tem data definida, de acordo com ele.
A reportagem também tentou contato com os vereadores Miguel Lopes, do PSD (Partido Social Democrático), e Mário B. Silva, do PDT (Partido Democrático Trabalhista), mas as chamadas não foram atendidas.
O Jornal Em Dia vai acompanhar as convenções municipais e, à medida que elas forem acontecendo, divulgará na edição impressa e também no portal www.jor nalemdia.com.br os candidatos das Eleições 2012.
Na edição do dia 1º de julho, os leitores conferem todos os detalhes das convenções marcadas para o dia 30.
0 Comentários