Encontro serve, principalmente, para discutir propostas de destinação adequada de resíduos sólidos e estimular o consumo consciente
Dois representantes de Bragança Paulista serão delegados e terão direito a voto na Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorrerá em outubro, em Brasília (DF): Francisco Chen de Araújo Braga, representando o poder público, e Emílio Damacena, representando a sociedade civil.
Eles foram eleitos a partir da Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada no último final de semana, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Esse encontro reuniu 800 representantes da sociedade civil, empresariado, poder público, comunidades tradicionais e povos indígenas de todo o estado.
O evento estadual serviu para apresentar propostas que haviam sido definidas nas conferências regionais. Após discussão, foram votadas em plenário as 20 propostas prioritárias, sendo cinco para cada um dos seguintes eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentável; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
Bragança Paulista teve a realização da Pré-Conferência Municipal do Meio Ambiente, no último dia 28 de agosto, que foi importante para discutir previamente propostas para os temas e preparar os representantes do município. O passo seguinte foi a Conferência Regional, realizada em Piracicaba, seguida pela Conferência Estadual.
Em todo o Estado, foram realizadas 32 conferências municipais, 22 regionais (com participação de 507 municípios) e 42 conferências livres. Um total de 539 dos 645 municípios participou das conferências regionais e municipais, o que representa 83,56% dos municípios do Estado.
A Conferência Nacional contribuirá com propostas para vencer os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que propõe alternativas para a destinação adequada dos resíduos sólidos e estimula o consumo consciente.
0 Comentários