Com apenas 63% do público-alvo imunizado, vacinação contra a gripe é prorrogada novamente

A campanha de vacinação contra a gripe vai continuar no estado de São Paulo até o dia 6 de junho, próxima quarta-feira. Programada para encerrar-se no dia 25 de maio, a campanha foi prorrogada já que o público-alvo não está correspondendo ao chamado de se imunizar.

Mesmo assim, até sexta-feira, 1º de junho, quando a campanha deveria então se encerrar, o percentual de imunizados não chegava a 70%, considerando-se o estado, o que levou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo novamente a estendê-la.

Levando em conta dados de Bragança Paulista, até a última sexta-feira, 63,27% da população-alvo havia se vacinado contra a gripe.

O grupo de trabalhadores da saúde foi o que mais correspondeu à campanha. De 2.484 profissionais que deveriam se imunizar, 1.822 tomaram a vacina, o que corresponde a 73,35%.

Em segundo lugar entre os que aderiram à campanha estão os idosos. 11.877 se vacinaram de um total de 18.709. Os idosos imunizados somam 63,48%.

Também estão incluídas na campanha de vacinação contra a gripe as crianças de seis meses a dois anos. Nesse grupo, já foram vacinadas 59,85% das crianças, ou 1.869 de um total de 3.123.

No grupo de gestantes, 51,92% foram imunizadas, o que corresponde a 811 do total de 1.562.

A meta da campanha é vacinar ao menos 80% do público-alvo, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer fase da gravidez, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Além de proteger a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também visa proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.

“Quem ainda não se vacinou, precisa se apressar. A imunização é muito importante para que as pessoas se protejam de possíveis complicações decorrentes da gripe. Também é importante ressaltar que a vacina não causa a doença, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, diz Helena Sato, diretora de imunizada da Secretaria.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image