Coleta Seletiva

Nessa semana, teve início, em Bragança Paulista, a coleta seletiva em 25 bairros. Conforme dados divulgados pela Prefeitura, um caminhão da empresa Embralixo passará, em dias pré-determinados, nos locais selecionados para a implantação do projeto coletando os materiais recicláveis, os quais serão enviados a duas cooperativas da cidade.

A medida representa um avanço, ainda que tardio, mas extremamente necessário na questão ambiental. Muita gente já separa o material reciclável do lixo orgânico, pois é comum, em alguns bairros, que catadores passem coletando esse material. Assim, tal hábito não deverá ser grande obstáculo para a população bragantina.

A coleta seletiva, aliada à reciclagem do lixo, pode trazer muitos benefícios para o meio ambiente. Evita-se, por exemplo, que os recicláveis vão para o aterro, onde podem levar centenas de anos para se decompor, sobrecarregando-o, diminuindo sua vida útil e, em alguns casos, até poluindo o solo. Em vez disso, eles ajudam a gerar riqueza, pois podem se tornar novamente matéria-prima, o que evita, ainda, que mais recursos sejam retirados da natureza.

O vidro, o alumínio, o papel e o plástico são os materiais mais reciclados atualmente. O alumínio, por exemplo, tem um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Além disso, a coleta seletiva e a reciclagem também geram empregos, ou seja, são ações em que apenas pontos positivos são detectados.

Agora, para que a coleta seletiva realmente seja abraçada pela população, é necessário que ela receba as informações necessárias para colaborar com o projeto. Nos bairros em que a ação já começou, se faz relevante que panfletos sejam distribuídos explicando sobre o procedimento e informando os dias de coleta ou a iniciativa não terá adesão.

É louvável que a Secretaria do Meio Ambiente busque caminhos para promover de alguma forma a sustentabilidade no município. Outro ponto que pode ser estudado também é a captação de água da chuva para atividades como lavagem de automóveis, quintais, calçadas entre outras.

Enfim, esperamos que a coleta seletiva tenha vindo para ficar e que, em breve, se expanda para toda a cidade. É uma ação há muito tempo desejada por quem atua na área ambiental e que, diferentemente da proibição do uso de sacolas plásticas, só pode trazer benefícios à população.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image