Desde o dia 17 de abril, o Circuito Sesc de Artes vem proporcionando a cidades do interior, litoral e grande São Paulo diversas atividades culturais gratuitas, com a intenção de intervir positivamente no cotidiano desses municípios. No próximo sábado, 5, será a vez de Bragança Paulista receber artistas brasileiros e estrangeiros e atrações de música, teatro, artes visuais, circo, dança e literatura.
Quando terminar, no dia 6 de maio, o Circuito Sesc de Artes terá passado por 88 cidades paulistas, levando cerca de 50 atividades gratuitas, que reunirão aproximadamente 200 artistas.
Além de quebra da rotina habitual das cidades, o projeto pretende deixar rastros no cenário urbano com sua passagem, apresentando a arte de forma singular, a fim de proporcionar a construção de uma verdadeira educação que passa também pelos sentidos.
“O Circuito Sesc de Artes 2012 oferece uma oportunidade para se concretizar uma das grandes missões da instituição, que consiste na democratização do acesso do mais amplo público à produção artística atual”, define Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc.
Miranda ainda afirma que “a circulação de uma programação sociocultural consistente e diversificada, por 88 cidades do interior do estado, promove a participação e o envolvimento do público numa ação de educação permanente e desenvolvimento pessoal que tão bem a cultura e as artes podem proporcionar”.
A caravana cultural partiu, no dia 17 de abril, da cidade de São Paulo, a bordo de sete ônibus, com destino às cidades paulistas, divididas em sete roteiros. Bragança Paulista e Atibaia, onde o Circuito se encerra, no domingo, 6, fazem parte do roteiro de número 7.
Embora a maioria das atividades ocorra em municípios que não contam com unidades do Sesc, a execução envolve todas as equipes do órgão distribuídas pelo estado (exceto Capital), trabalhando de maneira integrada, em parceria com as prefeituras locais.
A programação do Circuito possibilita ao público das cidades visitadas um amplo leque de atividades culturais.
Em Bragança Paulista, por exemplo, as atividades começam às 11h, no Mercado Municipal, com “Marcelino em Pente Fino” e “Histórias ao Pé do Ouvido”. Ao meio-dia, Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana apresentam a exposição em vídeo e fotos “Substantivo Feminino”. A magia do teatro invade o Mercadão, às 13h, com “Seja Noite ou Seja Dia Viva o Palhaço Alegria”. O espetáculo de dança “Sapatos Brancos” ocorre às 14h.
Já à noite, a partir das 19h, se apresenta na Arena do Lago o cantor Marcelo Jeneci, encerrando a programação do Circuito Sesc de Artes em Bragança.
As mesmas atrações vão se apresentar em Atibaia, no domingo, 6. Para saber mais sobre o Circuito Sesc de Artes, acesse: http://circuito.sescsp.org.br.
Conheça um pouco sobre cada atração que estará na cidade no próximo sábado.
MARCELINO EM PENTE FINO – MARCELO LUJÁN (ARGENTINA)
Marcelino é um personagem sonhador, capaz de fazer o público sonhar o mesmo que ele. Por meio de uma linguagem universal, as pessoas podem embarcar nesta viagem e passar bons momentos abstraídos do tempo real, passeando pelo mundo da música e do humor de uma forma particular. O repertório do espetáculo tem como diferencial a possibilidade de adaptação para cada ocasião, com números de manipulação, música e movimento, equilíbrio em cabo tenso e clown.
Direção: Carla Candioto. Texto e elenco: Marcelo Luján. 05/05/2012 – Sábado – Às 11h – Bragança Paulista – Mercado Municipal
06/05/2012 – Domingo – Às 15h – Atibaia – Praça Claudino Alves (Praça da Matriz)
HISTÓRIAS AO PÉ DO OUVIDO – A FABULOSA COMPANHIA – TEATRO DE HISTÓRIAS (SP)
As narradoras andarilhas percorrem os parques, as praças e as ruas das cidades, contando histórias variadas ao pé do ouvido, mesclando poesias, músicas e narração. Simone Grande, uma das fundadoras do grupo As Meninas do Conto, vem trabalhando com a literatura oral de todo o mundo. Em A Fabulosa Companhia, sua nova empreitada, vem somar às suas experiências observando a importância da narração de histórias para o fortalecimento do interesse pela leitura.
Direção: Simone Grande. Elenco: Simone Grande, Fernanda Raquel, Débora Carolyne e Andréa Martins.
05/05/2012 – Sábado – Às 11h – Bragança Paulista – Mercado Municipal
06/05/2012 – Domingo – Às 11h – Atibaia – Praça Claudino Alves (Praça da Matriz)
RETRATO: SUBSTANTIVO FEMININO - TATIANA DEVOS GENTILE E LAURA TAMIANA (PE / RJ)
Exposição/intervenção composta de retratos em vídeo e em foto, vídeo-correspondências, intervenção sonora e um dispositivo chamado de Trocam-se retratos, no qual os visitantes também podem se retratar. O ponto de partida do trabalho é o encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. A atividade é resultado do projeto realizado pelas artistas com 25 mulheres de comunidades ligadas às tradições culturais do Cavalo Marinho (PE), Reinado/Congado (MG) e Batuque de Umbigada (SP), que propôs um diálogo constante entre o pessoal e o coletivo, o grande e o pequeno, o íntimo e o revelado.
Equipe: Tatiana Devos Gentile, Laura Tamiana, Dinarê Cristina Tobias da Silva, Ivanice Maria do Carmo Silva, Odete Martins Teixeira, Juliana Carla de Moraes Mello e Marta Joana da Silva.
05/05/2012 – Sábado – Às 12h – Bragança Paulista – Mercado Municipal
06/05/2012 – Domingo – Às 15h – Atibaia – Praça Claudino Alves (Praça da Matriz)
SEJA NOITE OU SEJA DIA VIVA O PALHAÇO ALEGRIA – CARROÇA DE MAMULENGOS (CE)
O palhaço Alegria nasceu em São Luís do Maranhão no ano de 1982. É um boneco que tem 3m de altura e entra em cena todo desmontado, dentro de uma caixa, e vai sendo montado na frente do público, de uma forma lúdica. No peito do palhaço, abrindo o seu paletó, surge um palco onde são apresentadas cenas de teatro de mamulengo. O palhaço Alegria é um marco na história da companhia, pois foi o primeiro boneco gigante criado por Carlos Gomide. Usando elementos naturais como cabaça, corda e cordões, a estrutura possibilita ao brincante a liberdade das mãos, dos pés e da voz para dar vida ao boneco. Essa criação inicial originou diversos personagens que hoje caracterizam a linguagem estética do grupo.
Concepção, direção e brincante: Carlos Gomide. Músico e brincante: Antônio Gomide. Sanfona: Pedro Araújo. Contrarregra: John Lenon.
05/05/2012 – Sábado – Às 13h – Bragança Paulista – Mercado Municipal
06/05/2012 – Domingo – Às 16h – Atibaia – Praça Claudino Alves (Praça da Matriz)
SAPATOS BRANCOS – NÚCLEO ARTÍSTICO LUÍS FERRON (SP)
O espetáculo é derivado de uma pesquisa cênica-coreográfica que investiga as tradições do Carnaval paulistano, as suas escolas de samba e especialmente o ritual presente na dança do mestre-sala e porta-bandeira. Ao desvendar os significados desse ritual, passeia por onde todas as culturas, gerações, crenças e etnias se misturam, na diversidade cultural de uma das maiores festas populares: o Carnaval.
Direção e concepção: Luís Ferron. Criadores Intérpretes: Luís Ferron, Tony Siqueira, Zélia de Oliveira, Mestre Ednei Mariano, Mestre André, Maurici Brasil e Jorge Luís Nascimento.
05/05/2012 – Sábado – Às 14h – Bragança Paulista – Mercado Municipal
06/05/2012 – Domingo – Às 17h – Atibaia – Praça Claudino Alves (Praça da Matriz)
MARCELO JENECI (SP)
Após anos como músico acompanhante de artistas consagrados, como Arnaldo Antunes, Chico César e Zé Miguel Wisnik, o pianista, acordeonista, cantor e compositor paulista Marcelo Jeneci lançou, em 2010, o seu primeiro trabalho autoral, Feito pra acabar, base do repertório destas apresentações. Com produção de Kassin e arranjos de orquestra de Arthur Verocai, o álbum tem 13 faixas autorais, a maioria em parceria com nomes já conhecidos do público, que marcam a primeira safra de composições do paulistano.
Marcelo Jeneci – wurlitzer e teclado juno, sanfona, guitarra e voz / Laura Lavieri – voz / Regis Damasceno – violão e baixo / Estevan Sinkovitz – bandolim, violão, guitarra e vocal / Richard Ribeiro – bateria e vocal / João Erbetta – violão, guitarra e vocal.
05/05/2012 – Sábado – Às 19h – Bragança Paulista – Arena do Lago (Lago Taboão)
06/05/2012 – Domingo – Às 19h – Atibaia – Praça Claudino Alves (Praça da Matriz)
0 Comentários