População reclama sobre falta de carteiras de trabalho no PAT, mas SERT nega

O Jornal Em Dia recebeu algumas reclamações de pessoas que teriam procurado o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Bragança Paulista para fazer a carteira de trabalho e não teriam conseguido. De acordo com os reclamantes, o documento estava em falta.

Além disso, algumas pessoas apontaram demora no atendimento, não por conta dos funcionários do local, mas devido aos equipamentos que, conforme afirmaram, seriam antigos e lentos.

A redação entrou em contato com a SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo) e questionou sobre as reclamações recebidas.

A assessoria de comunicação da pasta esclareceu que as carteiras de trabalho não estão em falta. O que tem ocorrido é uma triagem na hora da emissão do documento. Isso funciona da seguinte maneira: a pessoa que se apresenta ao PAT solicitando a emissão da carteira é indagada se já está com emprego arrumado. Se a resposta for positiva, o documento é emitido na hora. Mas se a pessoa ainda não estiver com emprego certo, o PAT está evitando a emissão da carteira, exatamente para, que ela não venha a faltar.

Conforme a assessoria da SERT, nessa quarta-feira, 2, havia, no PAT de Bragança, 93 carteiras de 1ª via e 87 de 2ª via. O atendimento diário é de cerca de 160 pessoas.

A SERT também explicou que o fornecimento das carteiras é feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que todo mês distribui 100 mil carteiras ao estado de São Paulo. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, então, faz a distribuição aos PATs. Em abril, a entrega dos 100 mil documentos teria ocorrido normalmente. Há, porém, uma informação extraoficial de que o ministério estaria trocando de gráfica, após licitação, o que pode ocasionar atraso na entrega deste mês e, por esse motivo, estariam restringindo a emissão das carteiras apenas a quem já conseguiu emprego.

Sobre a demora no atendimento, a SERT informou que os equipamentos do PAT de Bragança não são ultramordernos, mas também não são tão antigos. De acordo com a assessoria da pasta, os atendimentos de seguro desemprego e Emprega SP levam em média sete minutos e a emissão da carteira do trabalho é feita em cerca de dois. Os dias de maior movimento geralmente são os de início das semanas, ao longo das quais a procura pelo PAT vai diminuindo.

O atendimento também pode ser comprometido em razão do sistema recém-implantado Ministério do Trabalho e Emprego, que é utilizado para dar entrada no Seguro Desemprego e para o cadastro no programa de intermediação de mão de obra, Emprega São Paulo.

O PAT de Bragança Paulista fica na Rua José Guilherme, 432, próximo ao Colégio das Madres, e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image