O documentário Cinema da Nossa Gente, que conta a história dos antigos cinemas de rua de Atibaia, estreia no Cine Itá Cultural no dia 23 de setembro, às 18h. Ele foi produzido pela diretora e produtora Luisa Petrucci, que nasceu e cresceu no município.
Com entrevistas de Tizuka Yamasaki, Beto Tricoli, Breno Ruiz, Maurício e Marcelo Zanoni, o filme será exibido juntamente à Mostra Unicamp, com filmes produzidos no curso de Midialogia da Universidade Estadual de Campinas.
Luisa é graduada em Comunicação Social com habilitação em Midialogia pela Unicamp. Por meio da história dos antigos cinemas da cidade, a diretora resgata a memória dos cinemas de rua do interior, tradição que viveu seu auge na década de 70, acabou sofrendo grandes transformações na indústria cinematográfica, mas vem sendo retomada e valorizada recentemente como espaço coletivo de resistência cultural, convivência e cinefilia. Na narrativa, está incluso o próprio local de estreia do documentário, o Cine Itá.
Haverá, ainda, a Mostra Unicamp, que reúne oito filmes produzidos em 2022 por alunos das disciplinas de Projeto de Cinema I e II. Antes de virem para Atibaia, os filmes foram apresentados no Museu da Imagem e Som, em junho.
Aliando teoria e prática, as produções refletem não só o aprendizado dos alunos sobre as etapas de realização audiovisual, mas também apresentam suas visões originais sobre temas da atualidade, sob diferentes abordagens e perspectivas de gênero.
A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Atibaia e, segundo os organizadores, planeja provocar um debate sobre as relações entre cultura e cinema, uma vez que a produção de um filme mobiliza muitas pessoas, com trabalhos diversos e de diferentes áreas, permitindo um intercâmbio entre artes cênicas, música e artes visuais.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários