A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Tuberculose, iniciou, nessa sexta-feira, 15, a campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose, visando ao diagnóstico e prevenção da doença. A ação continua nos dias 18, 22 e 25 de setembro.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, transmissível e grave. É transmitida de uma pessoa doente para outra pessoa pelo ar, em situações comuns como ao falar, espirrar e, principalmente, tossir. Além da tosse, a doença pode levar a outros sinais como febre vespertina (período da tarde), sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga, mas há quem também não apresente sintomas. A tuberculose tem cura, mas o tratamento deve ser seguido até o final.
O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse, que é o foco da campanha, pois quando uma pessoa tem tosse persistente por mais de três semanas (sintomático respiratório), ela deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame de escarro.
O Programa de Tuberculose terá início com a coleta de exames para diagnóstico e orientação para prevenção, assistência e reabilitação da saúde, bem como distribuição de panfletos.
As campanhas acontecerão também nos dias e locais:
18/09 (segunda-feira) - Estacionamento da UPA Bom Jesus, das 8h às 12h;
22/09 (sexta-feira) - Entrada UPA Vila Davi, das 8h às 12h;
25/09 (segunda-feira) - Clínica Maranata, no Bairro Campo Novo, das 8h às 12h.
Espera-se que haja um aumento na detecção de casos de tuberculose na cidade com a campanha de identificação e investigação do sintomático respiratório, pois, tratando o maior número de pacientes diagnosticados precocemente, haverá a redução do contágio e dos índices de mortalidade da doença.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários