news-details
Cultura

Centro Cultural recebe o espetáculo “Sem Fim” neste sábado

O espetáculo “Sem Fim”, da premiada Confraria da Dança, de Campinas, chega a Bragança Paulista neste sábado, 13, às 17h, no Teatro Carlos Gomes, localizado no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid. A peça é livre para todas as idades e convida a plateia para um passeio pela imensidão do universo.

As desafiadoras perguntas que sempre instigaram a humanidade – “quem somos?”, “de onde viemos?”, “para onde vamos?” – pontuam a montagem com graça e encantamento. A entrada é gratuita, mas haverá distribuição de ingresso uma hora antes do evento na bilheteria do teatro.

UNIVERSO SEM FIM

Diane Ichimaru, da Confraria da Dança, teve a ideia de colocar em cena as questões filosóficas da existência por meio da leitura de um pequeno texto do poeta, ensaísta e filólogo italiano Giacomo Leopardi. Tudo começou no ano de 2007 – desde então, a artista pesquisou e conceituou o que poderia, na Filosofia, interessar a si e aos pequenos, já que é na infância que o humano se descobre parte de uma imensidão, de um universo infinito e essa constatação os enche de dúvidas e incertezas durante toda a vida.

O espetáculo “Sem Fim” é um híbrido de dança, teatro, texto, movimentos e coreografia. O questionamento da frase “penso, logo existo” é o mote inicial de Sem Fim, que, além de ter Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues em cena, conta com a exclusiva trilha musical de Rafael dos Santos, que mescla os gêneros erudito e antigo, acrescentando “pitadas” de música progressista, utilizando trompa, percussão, piano, viola, violino, contrabaixo e efeitos de sintetizadores.

Diane Ichimaru, autora da dramaturgia, é nascida e criada em Bragança Paulista, e revela que a partir dos questionamentos que assombram pessoas de todas as idades, “nos pusemos a brincar com nossos corpos para despertar a criançada a questionar, imaginar e recriar o universo ao redor”.

O espetáculo foi contemplado pelo Edital ProAC 07/2023 da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do governo do estado de São Paulo. Em Bragança Paulista, conta com a parceria da Prefeitura da cidade.

Este ano, a peça completa dez anos de criação e circulação. Tem em seu histórico premiações dos Editais ProAC 10/2012, da Secretaria de Estado da Cultura do governo de São Paulo, e pelo Prêmio Funarte Petrobras de dança Klauss Vianna 2012. A montagem já realizou quase 70 apresentações no país, atendendo um público de mais de 13 mil pessoas.

CONFRARIA DA DANÇA

Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues fundaram a Confraria da Dança em 1996, em Campinas. Seus projetos direcionados à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais acumulam premiações da Funarte/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do governo do estado de São Paulo, Cultura Inglesa, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), entre outros. A dupla promove parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas, atividades diversificadas de formação e fruição artística que atingem público infantil, adulto e terceira idade, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais em busca de aperfeiçoamento.

OFICINA “DANÇA E PROCESSO DE CRIAÇÃO”

No mês de maio, o grupo retornará a Bragança Paulista para ministrar a oficina gratuita “Dança e Processo de Criação”, coordenada por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues. Ela será destinada a pessoas que possuem interesse em processos de criação artística. Não há exigência de conhecimento de técnicas específicas, tampouco de experiência profissional em artes.

A oficina será no dia 16 de maio, das 19h às 22h, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid. Para participar, o interessado deve realizar sua inscrição por meio do formulário on-line, que será disponibilizado a partir de 1º de maio.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image