Com este tempo frio, bebidas quentes são a melhor opção. Além dos chás e do chocolate quente, uma saborosa opção para aquecer é o pó para capuccino que você prepara e mistura com água quente ou leite, resultando numa bebida cremosa e que rende muito.
Lembrei dele pois, um dia desses, meu genro Felipe pediu a minha receita, que já tem umas quatro décadas e que foi a “febre” no inverno – toda a família tinha em casa a mistura delicada de leite em pó, café solúvel e chocolate em pó para misturar na água bem quente e obter uma bebida saborosa e cremosa.
Na época em que essa mistura foi novidade, poucas famílias possuíam cafeteiras elétricas com cápsulas em casa, o único café solúvel disponível era da marca Nestlé – vendido somente em latinhas (sachês e vidros são mais atuais) –, o leite em pó encontrado era da marca que levava o seu nome e, para dar a cremosidade e formar a espuma, hoje usamos um pouco de bicarbonato de sódio (antes, era o sal de frutas). Uma outra modificação necessária na receita original foi passar as medidas para gramas para não ter erro; o uso das medidas antigas tinha como referência a embalagem (uma lata de leite em pó, uma lata de café solúvel...), que acabava confundindo na hora do preparo.
Cabe destacar o seguinte: sempre opte por chocolate em pó 32% de cacau (ou cacau 50, 70, até 100%) ao achocolatado, que atualmente é muito artificial e excessivamente doce. Caso prefira ou seja o que tem à mão, não coloque o açúcar pedido na receita; opte por adoçar na hora de servir, da maneira que escolher, com açúcar ou adoçante.
Em outra ocasião, trarei a receita do capuccino que parece um suspiro, que deve ser conservado no congelador ou freezer e fica muito gostoso. Mas esse é assunto para uma próxima conversa.
.jpg)
- 200 gramas de leite em pó (integral ou desnatado)
- 50 gramas de café solúvel (passado por peneira, se for granulado)
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (32, 50 ou 70%)
- 6 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 colher (sopa) cheia de canela em pó (opcional)
- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio – cuidado, pois o excesso desse ingrediente pode estragar a receita.
- Misture com uma colher todos os pós numa tigela e depois passe-os por uma peneira para que fique um pó bem homogêneo.
- Guarde a mistura pronta em potes herméticos (tipo os de palmito) para que não peguem unidade.
- Uso: para cada caneca de água quente, coloque 2 colheres (sopa) cheias de pó para o capuccino e misture bem
- Dica: testei dos dois jeitos, mas, para o meu paladar, fica mais saboroso misturar o pó na água quente do que a água sobre o pó.
- Se quiser mais cremosidade e uma bebida mais sofisticada, use leite quente no lugar da água.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
0 Comentários