Campanha de Multivacinação imuniza mais de 600 crianças em Bragança

No sábado, 18, teve início, em todo o país, a Campanha de Multivacinação, que objetiva colocar em dia as cadernetas das crianças menores de cinco anos.

Em Bragança Paulista, de acordo com dados atualizados na manhã dessa segunda-feira, 20, 608 crianças nessa faixa etária foram vacinadas.

O Jornal Em Dia entrou em contato com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia La Salvia, que explicou que essa campanha, por ser de atualização das cadernetas, não tinha meta. Ela destacou que a cobertura vacinal em Bragança Paulista é muito boa, atingindo cerca de 95% de imunização. “Não temos problemas com cobertura vacinal, por isso, não esperávamos contingente muito grande”, disse.

Além disso, Márcia explicou que a vacinação estava disponível tanto para crianças com a caderneta atrasada como para aquelas que já estavam em dia, mas que precisavam tomar alguma dose no sábado. Por isso, o número de crianças vacinadas não representa que todas estavam em atraso com a imunização.

Foram disponibilizadas doses contra 15 tipos de doenças, entre elas, paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite.

Sobre as novas vacinas acrescentadas no calendário, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica esclareceu que a vacina Penta-valente nada mais é que a combinação da vacina Tetra-valente, que já existe e abrange imunização contra difteria, tétano, coqueluche e meningite, com a vacina contra a hepatite B. Márcia contou que em Bragança ainda há estoque das vacinas Tetra e contra hepatite B e que, por isso, o município ainda não recebeu as doses da Penta-valente. Porém, a imunização das crianças contra essas doenças continua da mesma forma. O que vai mudar quando a Pentavalente começar a ser disponibilizada em Bragança é uma aplicação a menos, detalhou Márcia La Salvia.

Outra vacina que sofreu alteração é a que garante imunização contra a paralisia infantil. Até agora, essa vacina era de gotinha e agora passa a ser injetável, chamada de inativada contra a pólio.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Bragança, trata-se de um esquema novo que será usado apenas para crianças que irão receber a primeira dose contra paralisia infantil. Quem já iniciou a imunização com a vacina via oral continuará sendo imunizado dessa forma.

Conforme dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), foram vacinadas, no último sábado, em Bragança, 261 crianças menores de um ano, 204 de um ano, duas de dois anos e 141 de quatro anos.

A Campanha de Multivacinação continua até a próxima sexta-feira, 24, em todos os postos de saúde do município.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image