O Legislativo Bragantino realizou, durante a 43ª Sessão Ordinária, na terça-feira, 25, sessão solene para concessão do Diploma Atirador Destaque e do Cartão de Prata.
Conforme prevê o artigo 284 do Regimento Interno, Matheus de Gois Souza recebeu o Diploma Atirador Destaque do Ano por sua atuação como integrante do Tiro de Guerra 02-009. O homenageado foi indicado pela corporação por sua “postura militar, proatividade, pontualidade e interesse nas instruções, além de iniciativa, responsabilidade, dentre outros atributos da área afetiva evidenciados”.
A concessão do diploma tem origem no projeto de autoria do ex-vereador Clóvis Garcia Amaral e tem por objetivo condecorar o integrante do Tiro de Guerra que se destacou durante o ano por suas atividades militares e ações comunitárias.
Sobre o reconhecimento, Matheus de Gois Souza disse que receber o Diploma de Atirador Destaque do Ano finaliza com chave de ouro o que foi uma das fases mais importantes de sua vida. “Quando completei 18 anos, confesso que não imaginei que um dia me tornaria um atirador. Nunca pensei que teria instruções de tiro, ordem unida, atividade de campo, entre outros, mas hoje, olhando para trás, como tudo passou tão rápido, não poderia deixar de me sentir completo e grato”, disse o homenageado, que agradeceu a família, os instrutores e os colegas pelo apoio.
Ainda durante a solenidade, a Casa Legislativa concedeu o Cartão de Prata – honraria prevista no artigo 167 do Regimento Interno – ao subtenente Alex Sandro de Souza Rodrigues, instrutor do Tiro de Guerra, em reconhecimento aos serviços prestados na área social por ser “um cidadão que traz na bagagem a disciplina militar, a formação acadêmica e a dedicação ao bem comum – atributos que o credenciam a lutar por uma Bragança Paulista mais justa, humana e preparada para o futuro”, conforme a justificativa do requerimento 397/2025, de autoria do vereador e presidente da Casa, Sebastião Garcia Amaral (Tião do Fórum).
“Vou aproveitar da tribuna só para agradecer. A única coisa que eu tenho aqui é para agradecer a todos pelos dois anos que eu passei aqui em Bragança. [...] Devolvi os 100 jovens às suas famílias sem nenhum problema. Gostaria de agradecer ao nosso presidente, o Tião do Fórum, pela indicação para receber o Cartão de Prata. Muito obrigado, e aproveito a oportunidade também para deixar minha gratidão a essa Casa de Leis, a todos os vereadores”, disse o homenageado, agradecendo também a sua família e os colegas do Tiro de Guerra.
O chefe de instrução, subtenente Alexandre Alves dos Santos, parabenizou o colega “por ter chegado até aqui, pelo ano de instrução que você comandou, por jovens que ali nós formamos, por não ter perdido nenhuma vida e por ter ajudado e contribuído naquela escola de civismo e cidadania. [...] Quero aqui também parabenizar o Gois, por ter se destacado numa turma de cem atiradores. Parabéns pela educação, pelo caráter, pela retidão”, disse.
Ainda sobre o papel da corporação, o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Coronel Américo, destacou que se trata de uma instituição que vai muito além da formação militar. “É um exemplo vivo de civismo, disciplina e compromisso com a comunidade bragantina. Por isso faço questão de destacar o apoio constante que o Tiro de Guerra oferece às ações do Fundo Social de Solidariedade, participando de campanhas humanitárias, arrecadações, mobilizações sociais e cuidado direto das famílias que mais precisam”, finalizou.
0 Comentários