Câmara realiza sessão solene e homenageia profissionais da saúde

Na noite de sexta-feira, 10, a Câmara Municipal de Bragança Paulista homenageou 19 profissionais que atuam na área da saúde, em razão do Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, que é comemorado no dia 12 de maio.

A solenidade teve a iniciativa do vereador Antônio Bugalu e contou com a presença dos vereadores Jorge Luís Martin, Dito do Ônibus, José Gabriel Cintra Gonçalves, Leonel Arantes, Paulo Mário Arruda de Vasconcellos e Rafael de Oliveira, além de amigos e familiares dos homenageados.

A Mesa de Honra foi composta pelo presidente da Câmara, Tião do Fórum; vereador Natanael Ananias; pelo presidente do Sinsaúde (Sindicato da Saúde de Campinas e Região), Édison Laércio de Oliveira; pela secretária municipal de Saúde, Estela Gianesella; Cláudio Tumbert, diretor da Santa Casa de Bragança Paulista; Ana Paula Miranda, representando a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus; Cristina Luiza Souza Silva, representando a Clínica de Nefrologia e Diálise de Bragança Paulista; Anna Francesca Perego, diretora técnica do Hospital Mantiqueira/Unimed; José Ronaldo Rossi, representando o Hospital Itatiba; e por Francisco Bortoleto, vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba.

Os vereadores que se manifestaram afirmaram que a homenagem era justa, pois os profissionais dessa área se dedicam intensamente para cuidar do próximo, do bem mais precioso que pode haver, que é a vida. Eles também observaram que a solenidade, além de homenagear os profissionais representava o reconhecimento da Câmara para com os indicados e toda a categoria.

Os representantes das entidades presentes registraram que a homenagem promovida anualmente pela Câmara, em parceria com o Sinsaúde, serve de estímulo para os funcionários da área. Eles também afirmaram que os indicados para receber a honraria do Legislativo deveriam estender a homenagem a todos os seus colegas.

A secretária municipal de Saúde, Estela Gianesella, contou que há 30 anos faz parte do serviço público e sabe, assim, do esforço que é necessário para cumprir a missão que “é árdua, mas apaixonante”. “Eu vejo o brilho nos olhos das pessoas que trabalham na saúde. Essa homenagem é para manter esse brilho nos olhos”, concluiu Estela, emocionada.

O presidente do Sindicato da Saúde de Campinas e Região, Édison Laércio de Oliveira, falou que a noite foi de elogios aos profissionais da área, mas que também era preciso discutir como vivem esses trabalhadores que, em muitos casos, acabam recebendo salários atrasados e “se estão onde estão é porque gostam do que fazem”. “Estamos no nosso limite, é preciso ter uma visão mais elástica do problema”, apontou, acrescentando que o não-atendimento nos hospitais e outros setores da saúde não é culpa dos profissionais, mas sim, dos governantes, e que a população deveria saber disso.

Édison afirmou que a população deveria cobrar dos governantes a melhoria na qualidade do serviço e defendeu uma gestão mais eficiente no sistema de saúde. Ele concluiu dizendo aos homenageados que eles tinham a missão de levar aos colegas um chamado a participar mais das atividades do sindicato.

Iniciou-se, então, a entrega dos certificados para os indicados por hospitais e clínicas.

Mara Previatello Vianna dos Passos, Mariana Filócomo Leal de Souza e Maria Inês Bueno de Godoy foram indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Gislaine Aparecida Pereira de Oliveira, Sarita de Lima Gutierrez e Maria das Graças dos Santos Romagnolli receberam a indicação da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista.

A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus indicou para receber a homenagem Samara Medeiros, Elza Pechini da Silva Pinto e Antônia Aparecida Ferreira.

As indicadas da Clínica de Nefrologia e Diálise de Bragança Paulista foram Juliana Aparecida Pereira Godoy e Daniela Iracema Domingues Leite.

Daniele Cristina Marconi e Milton Benedito Ferreira Coutinho foram indicados pelo Hospital Mantiqueira/Unimed.

O Hospital Itatiba indicou Viviane de Lima Rodrigues, Denise Nishigawa e Ana Célia Pugas.

Já a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba indicou Antônio José Viveiros Finholdt, Kátia Isabel Alves de Souza Penteado e Adriana Angelon.

Alguns homenageados manifestaram sua alegria pelo momento.

Mara Previatello Vianna dos Passos disse que louva a Deus por sua vida e agradeceu a familiares e amigos de trabalho. “Acredito no SUS, num atendimento digno ao cidadão. Se eu posso, eu faço, se não posso, peço ajuda, e se vejo que não é possível, eu oro a Deus para que envie a solução”, declarou.

Gislaine Aparecida Pereira de Oliveira agradeceu aos presentes, ao sindicato, à Santa Casa, a seus colegas de trabalho pela indicação e a Deus pelo momento que estavam vivendo.

Elza Pechini da Silva Pinto também agradeceu a indicação e dedicou a homenagem à sua família.

Daniele Cristina Marconi considerou que o reconhecimento que se fazia naquela noite era muito importante porque os profissionais da saúde amam o que fazem e cuidam das pessoas como se elas fossem algum ente querido.

Milton Benedito Ferreira Coutinho afirmou que estava muito feliz por estar presente e deixou seu abraço aos colegas de outras instituições em que já trabalhou.

A solenidade foi encerrada às 21h55 e, após, houve um coquetel, no saguão da Câmara.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image