Foto: Divulgação
news-details
Geral

Bragança será contemplada com unidades habitacionais do Programa Vida Longa

Cidade é uma das seis do estado a serem beneficiadas com ação do governo estadual

Na terça-feira, 1º, ocorreu, na Sala Anchieta, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, um evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, em que foi lançado o Programa Vida Longa. Representando Bragança Paulista, estiveram o vice-prefeito Amauri Sodré e a secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Margarete Alvarenga.

Na ocasião, foi anunciado que Bragança Paulista está entre as seis primeiras cidades paulistas contempladas pelo programa, junto a Bauru, Barretos, São Roque, São José do Rio Pardo e Santa Bárbara d’Oeste.

A solenidade contou com as presenças do governador João Doria, dos secretários Flávio Amary (Habitação) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), do presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Reinaldo Iapequino, do deputado estadual Edmir Chedid e demais autoridades.

No evento, foram abordados temas e ações relacionados ao Programa São Paulo Amigo do Idoso, no qual o Vida Longa, um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade, está inserido como um programa de caráter habitacional e social reformulado e aprimorado a fim de fortalecer a socialização e a convivência, visando à longevidade com qualidade e evitando a institucionalização dos idosos.

Compõem o público-alvo do programa pessoas com 60 anos ou mais, que preferencialmente sejam sozinhas, expostas à situação de vulnerabilidade em razão de vínculos fragilizados e risco social e sem acesso à moradia. Como requisito, os idosos beneficiários não podem ter renda que ultrapasse dois salários mínimos, devem residir há pelo menos dois anos no município e terem autonomia para realizar tarefas diárias. O morador não pagará taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Em Bragança Paulista, já há uma área, situada ao lado da Escola Municipal Profª Marilis Reginato Abi Chedid (Creche situada no Bairro Jardim Vista Alegre), que abrange também a área institucional do Loteamento Vino Barolo, destinada para a implantação do programa. Segundo o governo estadual, as obras devem começar em 60 dias.

No município, serão 28 casas incorporando os preceitos do desenho universal e acessibilidade, constituídas de cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Para promover maior socialização dos moradores, o local deve possuir espaços comuns para convivência e lazer, academias ao ar livre, pista de caminhada, salão de convívio com área gourmet, para assistir televisão, área com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo. Constam no projeto, ainda, itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

A ação será possível graças a uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e de Habitação, a CDHU e a Prefeitura de Bragança Paulista. As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pela gestão e manutenção dos empreendimentos após a conclusão das obras.

A Prefeitura deverá identificar e selecionar beneficiários de acordo com os critérios estabelecidos em legislação específica que deve ser aprovada, elaborar um projeto social conforme modelo e diretrizes estabelecidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e realizar a gestão social dos núcleos.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image