Além do excelente resultado no turismo, a cidade alcançou a décima posição entre as mais seguras do país e a sexta entre as mais seguras de São Paulo
Bragança Paulista reafirma sua posição de destaque no cenário estadual e nacional ao integrar a lista das Estâncias Turísticas mais bem avaliadas do Estado de São Paulo, de acordo com o novo ranqueamento técnico encaminhado à Assembleia Legislativa (Alesp). A classificação reforça o papel estratégico do município como um dos destinos mais completos e atrativos para visitantes, integrando natureza, cultura, gastronomia e infraestrutura qualificada.

No levantamento, elaborado pelo GAMT (Grupo de Análise dos Municípios Turísticos) e apresentado pelo governo do estado, Bragança Paulista alcançou a nona posição entre as estâncias, mantendo-se no topo do turismo paulista e entre os principais destinos habilitados a receber investimentos via Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). O novo sistema passa a contar com 78 Estâncias Turísticas e 136 Municípios de Interesse Turístico (MITs), totalizando 244 cidades aptas ao ranqueamento técnico e aos repasses estaduais.

Com sólida infraestrutura urbana, localização estratégica e grande diversidade de atrativos, Bragança Paulista segue atraindo público para lazer, eventos, turismo esportivo, ecoturismo e gastronomia. Entre seus principais pontos de visitação, estão o Lago do Taboão, a Represa Jaguari-Jacareí, a Montanha Leite Sol, o Morro do Guaripocaba, parques ecológicos, museus, praças históricas e roteiros culturais que preservam a memória dos barões do café. A cidade também é reconhecida como Capital Nacional da Linguiça, sede do Red Bull Bragantino e da Confederação Brasileira de Atletismo, ampliando seu protagonismo no turismo esportivo.
A qualificação turística também é reforçada por melhorias estruturais em andamento, como a modernização de espaços públicos, a ampliação de serviços essenciais e a expansão de equipamentos voltados ao atendimento dos visitantes.
O prefeito de Bragança Paulista e presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Edmir Chedid, destacou o fortalecimento do setor e o compromisso com investimentos contínuos. “Bragança Paulista está preparada para crescer ainda mais como destino regional. Temos uma cidade com grande potencial, que reúne belezas naturais, tradição cultural e uma população acolhedora. Nosso papel é garantir investimentos, promover melhorias e criar condições para que o turismo continue gerando oportunidades e desenvolvimento”.
O governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa de São Paulo, com pedido de urgência, o projeto que oficializa o novo ranqueamento dos municípios turísticos. A proposta ainda seguirá pela tramitação legislativa, mas já apresenta um panorama preliminar importante para o setor.
“Como presidente da Aprecesp, avalio esse processo como um avanço para modernizar os critérios técnicos e reconhecer o esforço dos municípios que investem de forma permanente no desenvolvimento do setor. A atualização do ranqueamento contribui para ampliar oportunidades e valorizar cada destino paulista”, completou Edmir.
O secretário de Cultura e Turismo, Cléber Centini, ressaltou que o resultado reflete planejamento técnico e atuação integrada. “Este ranqueamento confirma que Bragança Paulista vem executando políticas consistentes de valorização do patrimônio cultural, ampliação dos atrativos e qualificação dos serviços oferecidos ao turista. Seguimos trabalhando para estruturar ainda mais a cidade, fortalecer nossos eventos e ampliar experiências que conectam visitantes à nossa história, natureza e identidade cultural”.
SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO
No campo da segurança pública, elemento essencial para a boa experiência de moradores e turistas, Bragança Paulista também alcançou resultados expressivos. O município foi reconhecido pelo Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, elaborado pela MySide com dados do IBGE e do Ministério da Saúde, alcançando a décima posição entre as cidades mais seguras do país com mais de 100 mil habitantes e a sexta posição entre as mais seguras do estado de São Paulo.
O desempenho é resultado de ações integradas realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e do Gabinete de Gestão Integrado (GGI), que reúne GCM, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, PRF, PRE e Ministério Público.
***
0 Comentários