Foto: Secom
news-details
Saúde

Prefeitura anuncia a implantação do Hospital Regional em Bragança Paulista

A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou uma das maiores conquistas da história da saúde pública da Região Bragantina: a implantação do Hospital Santa Clara na Providência de Deus, que funcionará como o tão aguardado Hospital Regional, fruto de anos de mobilização, estudos técnicos, articulações institucionais e esforços permanentes junto ao governo do estado de São Paulo.

A luta pela ampliação da oferta hospitalar na região teve início ainda em 2015, quando o então deputado estadual Edmir Chedid apresentou formalmente à Secretaria de Estado da Saúde o pedido para implantação de uma unidade regional, destacando o déficit de leitos e a necessidade de descentralizar o atendimento de alta complexidade. Essa demanda foi reforçada diversas vezes ao longo dos anos, em diferentes momentos e gestões estaduais, incluindo solicitações dirigidas aos governadores João Doria, Rodrigo Garcia e, mais recentemente, Tarcísio de Freitas, além de reiteradas tratativas com todos os secretários estaduais de Saúde nesse período.

No âmbito municipal, o tema foi amplamente debatido e respaldado pela sociedade civil e pelos profissionais de saúde. O pedido pela instalação do hospital regional foi aprovado na 7ª Conferência Municipal de Saúde (2019) e novamente reforçado em 2023, durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, e em 2025, na 9ª Conferência Municipal de Saúde, demonstrando seu caráter prioritário para o Sistema Único de Saúde local. Em 2021, o assunto também voltou à pauta durante audiência pública sobre a criação do Aglomerado Urbano da Região Bragantina, ampliando o debate regional sobre a necessidade de um equipamento hospitalar que atendesse os 15 municípios do entorno.

Em 2022, o então Prefeito Jesus Chedid entregou ao governador Rodrigo Garcia uma lista de 15 grandes demandas estruturantes para Bragança Paulista, entre elas, o Hospital Regional. O tema voltou a ser reforçado em 2023, durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) de Saúde, e ganhou ainda mais força em 2025 na 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, onde a Prefeitura reiterou a importância estratégica da nova unidade.

Com a nova administração em 2025, a pauta foi tratada como prioridade absoluta desde o início de janeiro. Foram realizadas visitas técnicas, como a análise do antigo Hospital Unimed em janeiro de 2025, reuniões com equipes da Secretaria Estadual de Saúde, além de articulações diretas com o Hospital Universitário São Francisco (Husf) para construção de alternativas após mudança de diretriz do Estado quanto ao antigo imóvel.

Em resposta a todas essas demandas, foi estabelecida uma parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e a gestão estadual, culminando no anúncio oficial da obra do novo Hospital Santa Clara, que será erguido dentro do complexo do Husf, prioritariamente para atendimento de alta complexidade.

A unidade terá seis andares (térreo + cinco pavimentos), totalizando 7.331 metros quadrados, sendo implantada em duas fases. Estão previstos 150 leitos, dos quais 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de novo pronto-socorro, ressonância magnética e serviços de alta complexidade nas áreas clínica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica e de diagnóstico por imagem. A primeira fase, com 77 leitos, será entregue no final de 2026. 

Na última terça-feira, 25, o prefeito Edmir Chedid e a vice-prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), junto à Secretária de Saúde Carmem Guariente, participaram de reunião com a equipe do Husf, incluindo o diretor geral Frei Tomás, o diretor administrativo Leandro José Uliam, o diretor técnico Thiago Corsi Filiponi, o advogado André Aparecido de Oliveira e o gestor hospitalar e assessor José Eduardo Lima.

Para o prefeito Edmir Chedid, a conquista representa uma vitória histórica. “Este é um sonho de décadas para Bragança Paulista e toda a Região Bragantina. Trabalhamos de forma incansável, dialogando com todos os governos estaduais, mobilizando prefeitos, lideranças regionais, profissionais de saúde e a sociedade civil. Agora, finalmente, podemos anunciar com orgulho que o Hospital Regional é realidade. É uma conquista coletiva, construída com persistência, planejamento e compromisso com a vida”, disse o prefeito, na ocasião.

A secretária de Saúde e 2ª vice-presidente do Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), Carmem Guariente, teve papel central na interlocução técnica com o Estado, na defesa regional do projeto e na elaboração de propostas dentro das instâncias intergestoras. “A Região Bragantina precisava urgentemente ampliar seus leitos e capacidades assistenciais. Trabalhamos fortemente em todas as esferas – CIR (Comissão Intergestores Regional), conferências, reuniões estaduais e articulações com o Husf – para garantir que este investimento viesse para Bragança Paulista. É uma conquista que reorganiza a rede e beneficia toda a região”, comentou.

Reconhecendo a importância da ampliação do atendimento de alta complexidade, a Administração também pretende dar continuidade nas tratativas para ampliar leitos de média complexidade e de cuidados prolongados, com o objetivo de garantir a suficiência de leitos na região para o Sistema Único de Saúde.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image