Foto: Secom
news-details
Geral

Bragança Paulista celebra 257 anos de tradição

Conheça a história da “Cidade Poesia” e os próximos desafios para o desenvolvimento do município

Na terça-feira, 15, o município de Bragança Paulista completa 257 anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população atual da cidade é estimada em 170.533 habitantes.

Registros históricos apontam que a expedição de D. Francisco de Souza foi a primeira a pisar em terras bragantinas, após atravessar o Sul de Minas Gerais e descobrir o Pico do Lopo, nas redondezas da atual cidade de Vargem. Anos depois, em 1.725, um bandeirante chamado Bartolomeu Bueno da Silva percorreu a Região Bragantina, abrindo uma passagem que se tornou obrigatória para as Entradas e Bandeiras à procura do ouro descoberto na região central do país.

Antônio Pires Pimentel e sua esposa, Ignácia da Silva Pimentel, foram os fundadores de Bragança Paulista. Moradores no então Distrito de Paz de Atibaia, construíram uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição em uma colina à margem direita do Ribeirão Canivete (hoje, o Ribeirão Lavapés). O casal construíra o local em cumprimento a uma promessa feita quando Antônio, doente, fora desenganado quanto à sua recuperação.

A partir de então, a capela passou a servir de descanso para os tropeiros que por ali passavam. Assim, começaram a surgir ranchos e barracos ao redor do local e o pequeno povoado recebeu o nome de Conceição do Jaguary, tendo como data de fundação 15 de dezembro de 1763.

No dia 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido e ganha o nome de Distrito de Paz e Freguesia da Conceição do Jaguary. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada à condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário.

A emancipação ocorre em 17 de outubro de 1797, quando o local se desliga de Atibaia e recebe o nome de Vila Nova Bragança. Após três anos, são anexados ao território mais quatro municípios, atualmente correspondentes a Pedra Bela, Pinhalzinho, Vargem e Tuiuti.

Em 30 de novembro de 1944, a fim de se diferenciar da cidade do Pará, que tinha o mesmo nome, passou a denominar-se Bragança Paulista. Graças ao seu excelente clima, foi elevada à categoria de Estância Climática.

Em 24 de fevereiro de 1964, Bragança perde parte de seu território, com o desmembramento dos distritos de Vargem, Pinhalzinho e Pedra Bela. Em 17 de abril de 1970, Vargem é reintegrada ao território bragantino. E, em 30 de dezembro de 1991, novamente, Vargem, além do município de Tuiuti, separam-se de Bragança.

CIDADE POESIA E TERRA DA LINGUIÇA

Conhecida como “Terra da Linguiça” e “Cidade Poesia”, Bragança Paulista é considerada Estância Climática. Tem, entre seus cartões postais, o Lago do Taboão, a Represa Jaguari e também é marcada por suas fazendas de produção. No esporte, o antigo Clube Atlético Bragantino, hoje Red Bull Bragantino, foi responsável por projetar o nome da cidade no cenário nacional e até mesmo internacional. O Aeroclube do município também é referência no país, formando profissionais qualificados no setor de aviação.

A cidade tem, na gastronomia, uma grande vocação. A história da linguiça artesanal em Bragança Paulista teve início após a Segunda Guerra Mundial, quando a imigrante italiana Palmira Boldrini, da região da Calábria, começou a fabricar o produto na cidade. A linguiça tornou-se popular e hoje é uma importante atividade econômica do município, e também tem sido adotada como elemento de identificação da cidade para fins turísticos, com a realização do tradicional Festival da Linguiça.

Na literatura, a Cidade Poesia tem a Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases), entidade cultural sem fins lucrativos, criada em 1992 com o objetivo de revelar e divulgar novos valores literários, resgatar a memória de bragantinos ligados à literatura e colocar-se a serviço da comunidade no setor educacional e cultural. 

Inserida no circuito turístico Entre Serras e Águas, disponibiliza aos turistas atrativos naturais e rurais. É conhecida por suas praças, jardins, como o Jardim Público, e dois museus, o Museu Municipal Oswaldo Russomano e o Museu do Telefone, que contam a história de seu povo e resgatam os valores históricos e culturais da região.

PRÓXIMOS DESAFIOS

Uma cidade com tamanha história e tradição também tem muitos desafios. Por isso, o Jornal Em Dia conversou com o prefeito Jesus Chedid sobre quais as prioridades de sua próxima gestão. O democrata foi reeleito como chefe do Executivo e assume seu quinto mandato em 2021.

Filho de imigrantes libaneses e nascido em São Paulo, Jesus Chedid se considera um bragantino: na cidade, firmou os estudos no antigo Colégio São Luiz e, depois, formou-se em Contabilidade pelo Colégio Rio Branco. Também tem grande parte de sua vida política em Bragança Paulista. “A gente não escolhe o lugar que nasce, mas escolhe o lugar que vive, e minha vida é aqui em Bragança”, diz.

Seu primeiro mandato como prefeito da cidade foi em 1992 – e de lá para cá, a cidade sofreu inúmeras transformações. “Houve uma série de mudanças normais, pois são 28 anos de lá para cá”, afirma, acrescentando que vê “com otimismo o futuro da cidade”.

Eleito pela quinta vez, Chedid reconhece que tem grande responsabilidade para com a população bragantina e o desenvolvimento da cidade. “É um prazer muito grande, pela quinta vez. Não é fácil ganhar cinco eleições, uma já é muito difícil e, para ganhar cinco, precisa haver uma relação de muita parceria, compreensão com a população. É isso que nós temos e prezamos muito, essa amizade, esse contato pessoal com a família bragantina, isso é muito importante para mim e minha família também”, revela.

Para os próximos quatro anos, Jesus afirma que pretende cumprir seu plano de governo “ao máximo”, dando prioridade à geração de empregos. “A prioridade da nossa administração é criar empregos, no comércio, na indústria, em todos os setores”, entrega.

Por fim, o prefeito deixa uma mensagem em celebração aos 257 anos de Bragança Paulista. “Desejo a toda a população muita saúde, felicidade, paz e muito trabalho. Parabéns, Bragança Paulista, pelo seu aniversário”, encerra.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image