Conforme havia sido anunciado recentemente pela Prefeitura, já está na cidade a carreta do Via Rápida Emprego. A unidade móvel de capacitação está situada no prédio do antigo Senai, na Avenida dos Imigrantes, 4.400, no Jardim São Lourenço, em frente ao rodoterminal, e nela serão ministradas aulas para o curso de Automação Industrial.
O objetivo é capacitar o aluno no processo de planejamento e configuração de uma rede para automação industrial, com os principais dispositivos como hubs, roteadores, transceiver, repetidoras, switches e gateways. O curso também qualifica o estudante a analisar e definir as melhores redes e sistemas de controle com uso de protocolo digital de comunicação, no detalhamento de projetos e manutenção em redes industriais, tais como: Foundation Fieldbus, Profibus PA, HART, Modbus, Device Net, Profibus DP, ASI-Bus, e outras redes industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e responsabilidade ambiental.
O curso tem duração de 30 dias e será oferecido em três turnos, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h, com 20 vagas em cada horário.
A seleção das vagas foi feita dando-se prioridade aos candidatos desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. Além disso, era necessário ter Ensino Médio completo.
Todos os alunos receberão material didático e uniformes gratuitamente, além de certificados após a capacitação.
O Via Rápida Emprego é um programa do governo do estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.
A vinda da carreta ao município foi garantida por meio de reunião entre o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Carvalho Pinto e o subsecretário estadual de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, Marco Antônio da Silva, em 21 de outubro.
0 Comentários