Ao longo de maio, a Prefeitura de Bragança Paulista promove as campanhas de vacinação de rebanhos de bovídeos (bovinos e bubalinos) contra a febre aftosa e a brucelose. Participam da iniciativa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA).
A febre aftosa é causada por um vírus altamente contagioso que tem como principais sintomas as lesões no casco, dificuldades de locomoção, alimentação e até mesmo a morte do animal. Por isso, todos os bovídeos até 24 meses devem ser vacinados até o fim de maio. O imunizante pode ser adquirido em casas agropecuárias.
Já a brucelose é causada por uma bactéria denominada Brucella Abortus, presente em secreções reprodutivas e em pastos contaminados. Os sintomas englobam abortos no final da gestação, aumento do intervalo entre partos e infertilidade. É necessária a vacinação de fêmeas entre 3 e 8 meses de idade e o imunizante deve ser aplicado por um médico veterinário.
Vale ressaltar que a brucelose pode ser transmitida aos seres humanos a partir da ingestão de leite não pasteurizado.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, pelo telefone: (11) 4035-7670, ou pelo e-mail: agronegócios@braganca.sp.gov.br
0 Comentários