No meu tempo de juventude, um doce que fazia muito sucesso nas festas de casamento (era comum se fazer festas de casamento na década de 1970/80) e nos aniversários especiais, tipo os de 15 anos, um docinho chamado surpresa de uva, que era um brigadeiro branco envolvendo um grão de uva Itália e repassado no açúcar.
Não era simples de fazer – me lembro de ter tentado algumas vezes –, pois o ponto do brigadeiro tinha de ser exato para não escorrer ou ficar puxa-puxa, e a uva deveria estar com o cabinho e não passar pela água, para não azedar. Tinha algumas pessoas conhecidas que faziam muito bem, mas não era missão para qualquer doceira.
Hoje, temos a praticidade das docerias que, além de fazerem surpresa de uva, já dispõem de máquina para que saiam todos do mesmo tamanho e em quantidade industrial, mas não têm o mesmo sabor de antes. Atualmente, podemos usar a uva Thompson, que não tem caroço, é muito mais prática, mas maior praticidade ainda é esta invenção do doce na tigela.
A gente prepara o brigadeiro branco (aqui você aprende a fazer no próprio pirex e no microondas), espalha as uvas sobre ele e, para terminar, coloca um ganache de chocolate. Fica delicioso, prático e rende bem mais. Confere aí:

(use um pirex de 17x28 cm)
- 1 embalagem de 500 gramas de uva Thompson ou Itália (pode ser a rosada também)
- 1 caixa ou lata (395 g) de leite condensado
- 1 barra de 80 gramas de chocolate meio amargo (pode ser ao leite, se preferir)
- 1 caixa (200 g) de creme de leite
Comece fazendo o brigadeiro, para que esfrie. Coloque o leite condensado (somente ele) no pirex e leve ao micro-ondas por 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Parece ficar mole, mas é o ponto ideal após esfriar.
Enquanto isso, use uma tesoura e separe as uvas com o cabinho dos cachos. Limpe uma a uma com papel toalha, sem molhar, e reserve.
Também aproveite para, num prato fundo, separar o chocolate em pedaços para amolecer.
Agora, espalhe sobre o brigadeiro da tigela as uvas limpas.
Leve o chocolate por 1 minutos e 10 segundos para derreter, mexa e misture a caixa de creme de leite para fazer o ganache.
Espalhe sobre as uvas, espere esfriar, pode colocar um plástico filme no pirex e leve para gelar.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as
próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários