news-details
Redescobrindo

Bolo de pinhão

Dia desses, a amiga Fernanda Mazzochi postou em sua rede social uma foto de um apetitoso bolo de pinhão. Na hora já pedi a ela a receita, afinal, precisava testar e trazer para os leitores alguma sugestão com pinhão nessa época de frio. No mesmo dia, a mãe da Fernanda, a Alexandrina, uma cozinheira de mão cheia e super caprichosa, me enviou por WhatsApp a receita do bolo e de um caldo, feitos com pinhão.

Fui providenciar os pinhões. Por aqui, comprei alguns que estavam bem ruins, deveriam ser de safras passadas, velhos (nós não temos a sabedoria de reconhecer um pinhão “passado” né? Só depois de cozidos e abertos). Aí, como fui para Campos do Jordão, trouxe de lá os pinhões e também um descascador! Ninguém merece ficar descascando com faca um a um... eu ao menos achei mais prático o apertador que já deixa o trabalho bem mais simples. E preparei o bolo, que trouxe hoje para vocês. Pretendo fazer as outras receitas pois, como Fernanda me contou, Alexandrina prepara para a família muitos pratos com pinhão, além do bolo e do caldo. Obrigada às amigas pela receita. Este bolo é demais! Bem a cara do Brasil.

Para começar, cozinhe cerca de 5 xícaras de pinhão ou 600 gramas, para render 3 xícaras (chá) de pinhão descascado.

Use a panela de pressão; depois de pegar pressão, marque 40 minutos e desligue, descascando de preferência ainda morno, que é mais fácil.

Depois, triture no liquidificador o pinhão e reserve para preparar o bolo e a cobertura.

Reserve de 4 a 5 pinhões inteiros, cortados ao meio, para enfeitar o bolo.

Bolo:

Coloque no copo do liquidificador:

- 2 ovos inteiros

- Meia xícara (chá) de óleo

- 2 xícaras (chá) de açúcar

- 1 xícara (chá) de leite

- 1 colher (sobremesa) de canela em pó e bata bem

Numa tigela, misture (meu liquidificador não aguenta bater, por isso fiz na mão):

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

- 2 xícaras (chá) de pinhão triturado

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Vá misturando os líquidos batidos nesses secos até obter uma massa. Despeje em assadeira de buraco central untada com óleo e farinha de trigo e leve assar por cerca de 50 minutos a 200ºC.

Desenforme morno e coloque a cobertura.

Cobertura:

- 1 xícara (chá de pinhão triturado)

- 1 xícara (chá) de açúcar

- 1 vidro (200 ml) de leite de coco

Coloque tudo numa panela e, quando começar a ferver, deixe por 3 a 5 minutos. Espere esfriar um pouco e espalhe sobre o bolo. Enfeite com os pinhões inteiros reservados.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image