Nesta segunda-feira, 6, a Escola do Parlamento realiza, na Câmara Municipal de Bragança Paulista, às 19h, bate-papo com a comunidade sobre a doença lúpus. Como parte da Semana de Conscientização sobre o Lúpus, o objetivo é trazer esclarecimentos e permitir diálogo entre os lúpicos (portadores da doença) e interessados.
A semana foi instituída por meio da Lei 4.475, de 8 de julho de 2015, e faz parte do calendário de eventos do município. Os vereadores Antônio Bugalu e Fabiana Alessandri são os autores do projeto.
A programação conta com palestras do reumatologista José Augusto Dias Lopes, a psicóloga Rose Fernandes de Sousa e o lúpico Émerson Correia. A ação é gratuita e aberta a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.
SOBRE A DOENÇA
O lúpus é uma doença crônica autoimune, caracterizada por inflamações na pele, articulações, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões. A moléstia não tem causa conhecida e é mais comum em mulheres jovens e em pessoas negras e mestiças.
O corpo dos portadores da doença produz uma quantidade muito maior de anticorpos e esse desequilíbrio resulta em um mau funcionamento. Dessa forma, a defesa “ataca” o próprio corpo, podendo atingir qualquer parte do organismo, principalmente o núcleo das células. A doença ainda não tem cura e é bastante imprevisível, porém, possui tratamento.
0 Comentários