No mês de abril, escritoras da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases) visitaram duas escolas da cidade.
No dia 16, a presidente da entidade, Lyrss Cabral Buoso, e as autoras de livro infantil Henriette Effenberger e Maria-liani Bertolini foram recebidas pela equipe da Escola Municipal Professor José Murillo Arruda (Professor Juca), para participarem da reinauguração da biblioteca da unidade com os alunos do período da manhã.
Na ocasião, elas interagiram e conversaram com os alunos sobre o trabalho da Ases, sobre literatura infantil e a importância da leitura para a formação pessoal. As escritoras, felizes pelo encontro e acolhida, deixaram alguns exemplares das publicações da associação e livros infantis das autoras para a biblioteca da escola.
Já no dia 18, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e 137º ano do nascimento de Monteiro Lobato, as escritoras Regina Maria Zanini Damázio e Mayra Cristina do Carmo Matsuura estiveram presentes em um evento na Sala de Leitura da Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis (Eemaba), coordenada pelo professor Donizeti Marcello Esteves Rodrigues, responsável pela sala de leitura da escola, que fez o convite à Ases e idealizou a apresentação.
O evento contou com a presença de alunos do Ensino Fundamental, pais de alunos, e o vice-diretor da escola, professor Ben-Hur Donizete de Oliveira. A ação teve início com entoação da canção Sitio do Picapau Amarelo, de Gilberto Gil, tema do programa exibido na TV nos anos de 1970 e 1980, logo após, houve encenação de episódio com os personagens Boneca Emília e Visconde de Sabugosa.
Na sequência, as escritoras destacaram informações sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, introduzindo, assim, as rodadas de perguntas e respostas e a troca de impressões sobre livros e personagens criados pelo escritor. Segundo a entidade, houve grande participação dos alunos, que demonstraram interesse sobre a literatura e todas as atividades desempenhadas por Monteiro Lobato.
No encerramento, o vice-diretor da Eemaba e o professor Marcello agradeceram a todos pela presença e pela participação, enaltecendo a parceria de pais de alunos e de instituições como a Ases. As representantes da associação parabenizaram a escola pela iniciativa de manter uma sala destinada à integração de alunos do Ensino Fundamental em torno da literatura.
ASES SE DISPONIBILIZA A VISITAR ESCOLAS
A Associação de Escritores inicia, neste ano, as visitas às escolas. Os professores que têm interesse ou desejam agendar uma visita podem entrar em contato com a Ases na sua sede às terças-feiras, no período da tarde, ou contatando algum associado.
“Se você, leitor, sente o desejo de conhecer mais de perto ou quer fazer parte desse grupo que ama as letras, faça-nos uma visita, se torne um associado ou simplesmente colabore para que nossa associação possa continuar a fazer esse trabalho voluntário que é mantido com a colaboração mensal de R$ 10,00 para pagamento de contas de água, luz, faxina e materiais para divulgação dos concursos. A associação está aberta a todos que queiram ajudá-la. Apoie a cultura de sua cidade”, convidam os representantes da associação.
0 Comentários