Fotos: Jornal em Dia Bragança
news-details
Educação

Ases realiza premiação do seu XXVII Concurso Estudantil

Homenageando a escritora Cida Pereira, esta edição teve como tema “Café – abrindo trilhos e caminhos para o desenvolvimento de Bragança Paulista”

Na noite do último dia 27, quarta-feira, aconteceu, no auditório da Ebrafa (Escola Bragantina de Formação e Aperfeiçoamento), na Vila Aparecida, a premiação do XXVII Concurso Estudantil - Professora e escritora Cida Moreira, realizado pela Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases). A homenageada, falecida no ano passado, foi presidente da Ases, fez parte da entidade e de sua diretoria em diversos mandatos desde o início, e era integrante da União Brasileira dos Trovadores (UBT) - seção Bragança Paulista.

Com o tema “Café - abrindo trilhos e caminhos para o desenvolvimento de Bragança Paulista”, nesta edição, a associação contou com o apoio cultural da ACBP (Associação de Cafeicultores de Bragança Paulista) e da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão OAB vai à escola e à faculdade, que promoveram palestras nas escolas, e da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e a de Cultura e Turismo.

A cerimônia de premiação e o lançamento da antologia com os desenhos e textos classificados contou com a apresentação do vídeo-documentário “30 anos de poesia da Cidade Poesia”. O vídeo, de autoria do designer gráfico André Prata Garcia, filho da escritora e fundadora da Ases, Lóla Prata, que também auxiliou na elaboração do roteiro da produção, relata os 30 anos da história da literatura no município e explica por que Bragança Paulista é reconhecida com o codinome Cidade Poesia. Patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, o vídeo tem duração de cerca de 20 minutos e mostrou a aptidão e a sensibilidadedos bragantinos com as palavras.

O evento contou, ainda, com uma singela homenagem aos professores, coordenadores e diretores presentes, que receberam astromélias e o reconhecimento da entidade.

A mesa de honra contou com a presença da presidente da Ases, Henriette Effenberger, da escritora Lyrss Cabral Buoso, presidente da UBT - seção Bragança Paulista e vice-presidente da Ases, da primeira dama Cleide Izepi da Silva, da secretária municipal de Educação, Tatiana Canquerini Leal, das professoras Fernanda Duarte e Josy Rodrigues, representando a Dirigente Regional de Ensino, do presidente da OAB - seção Bragança Paulista, Gustavo H. de Oliveira Risi, da advogada Susi Ferreira, representando a comissão OAB vai à escola e à faculdade, da escritora e professora Lucia Inês Ribas de Souza Siqueira, presidente da Academia Bragantina de Letras (ABL), de José Oscar Ferreira Cintra, representando a ACBP, e dos filhos da homenageada, Débora Pereira e Daniel Pereira.

“Nós pensamos em duas coisas muito importantes para este concurso: a primeira foi a escolha da Cida Moreira como homenageada, uma pessoa muito ativa na Ases e muito importante para a associação durante todo o tempo que esteve lá, e a segunda, a escolha do tema, o café, que foi responsável por grande parte do desenvolvimento de Bragança”, comentou a escritora Lyrss Cabral Buoso, responsável pela organização do concurso, em entrevista ao Jornal Em Dia Bragança.

Apesar de o tema ser considerado um pouco mais denso para o público mais jovem, devido ao seu caráter histórico, Lyrss avalia como muito positiva a participação dos 547 inscritos no concurso. “Para algumas turmas mais novas, pode ter sido mais difícil, mas essa informação é importante, porque a criança vai para casa e pode conversar com os pais ou os avós, que podem ter alguma memória afetiva desse tempo. Antes de lançar um concurso, nós sempre conversamos com os professores que a ideia é que os alunos desenvolvam uma coisa deles, autoral. O importante é que eles formem uma opinião sobre o que estão escrevendo”, concluiu, acrescentando que a Ases já prepara novidades para a próxima edição, incluindo a modernização do formato.

Após os convidados de honra fazerem uso da palavra, foram entregues os prêmios aos vencedores do concurso. O resultado pode ser conferido na íntegra no site: https://www.asesbp.com.br/.

“Aproveitamos para agradecer e parabenizar os professores e as escolas premiadas, municipais, estaduais e particulares pela linda festa, aos nossos parceiros e a toda a equipe gráfica e editorial do Jornal Em Dia Bragança, que, como sempre, nos deu, desde o início do concurso até a sua conclusão, todo o apoio cultural e a divulgação de todas as suas etapas. Por tudo isso é que a nossa entidade conseguiu realizar com sucesso mais esta edição do concurso estudantil”, finalizou a diretora de eventos da Ases, Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image