Antônio Bugalu entrega título de Cidadão Bragantino ao empresário Ruy Haidar

O empresário Ruy Haidar, membro do Conselho de Administração da empresa Santher, recebeu, na tarde de quarta-feira, 25, o título de Cidadão Bragantino, outorgado pela Câmara Municipal de Bragança Paulista, por meio de projeto apresentado pelo vereador Antônio Bugalu.

A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos, colaboradores da Santher e também autoridades, dentre eles, vários vereadores.

A Mesa de Honra foi composta pelo prefeito Fernão Dias da Silva Leme, pelo ex-prefeito Jesus Chedid, pelo filho do homenageado, Fábio Haidar, membro do Conselho da Santher, e por Ruy Haidar e sua esposa, Muna Haidar.

A solenidade foi presidida pela vereadora Fabiana Alessandri e teve início com a execução do Hino Nacional e da leitura do decreto legislativo que deu origem à homenagem. O documento ressaltou os benefícios que o homenageado proporcionou ao município por meio da Santher, como a geração de empregos, que contribui para a movimentação da economia local e para o desenvolvimento da comunidade. Destacou, ainda, que a empresa se preocupa com a área social, colaborando financeiramente, com doação de produtos e itens de primeira necessidade, com entidades diversas, como a ABCC (Associação Bragantina de Combate ao Câncer), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Casas André Luiz.

Além disso, por meio de leis de incentivo, a Santher, que tem sua maior fábrica instalada em Bragança Paulista, colabora com a realização de projetos culturais na cidade, apoiando também a Sociedade Ítalo-brasileira.

A sessão solene teve prosseguimento com a exibição de um vídeo institucional, no qual o homenageado contou um pouco sobre sua história e afirmou que divide o título recebido com todos os funcionários e familiares, enfim, “todos que trabalham pela Santher e contribuíram até mais do que eu”.

Em seguida, tiveram início os discursos dos vereadores. O primeiro a fazer uso da palavra foi Antônio Bugalu, autor da homenagem. Ele destacou que o título de Cidadão Bragantino é a maior comenda do município e ressaltou o respeito e dedicação de Ruy Haidar a Bragança Paulista. O vereador agradeceu ao homenageado por tudo o que fez em benefício da cidade, como a geração de empregos, impostos e a colaboração que mantém a entidades.

“O senhor representa um modelo de empreendedorismo e ética. Na condução da Santher, sempre soube enfrentar com bravura as crises e dificuldades, revelando o interesse social por nossa querida Bragança. Quero pedir a Deus que dê muita saúde ao senhor e toda sua família para que continue trazendo benefícios para a cidade. A população bragantina agradece imensamente a Família Haidar”, declarou Bugalu, acrescentando que “Capital e trabalho sempre têm que dar as mãos para lutarmos contra essa crise”.

Os demais vereadores e autoridades que se pronunciaram também frisaram a importância da empresa para o município, não apenas como empregadora e geradora de renda, mas também por todo trabalho e parceria em projetos sociais e o incentivo a diversas entidades locais.

Após a manifestação das autoridades, foi feita a entrega do título pelos vereadores Antônio Bugalu e Fabiana Alessandri, que presidiu a cerimônia.

A esposa do homenageado também recebeu flores e Ruy ainda foi agraciado com uma placa de homenagem concedida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Cortiça e de Empregados nas Indústrias de Artefatos de Papel, Papelão e de Embalagens de Bragança Paulista, Região e Sul de Minas Gerais.

Após, Laércio Aparecido de Souza se manifestou em nome dos funcionários da Santher, agradecendo a Família Haidar por ter escolhido Bragança Paulista para se instalar e entregando mais uma placa em homenagem a Ruy.

Ainda fez uso da palavra o neto do homenageado, Gabriel, que destacou que seu avô sempre batalhou muito e os ensinou a correr atrás de seus objetivos, não por meio de palavras, mas de ações. Ele também considerou que grande parte dos sonhos de seu avô foi construída em Bragança, por isso, a homenagem era justa.

O homenageado, então, discursou, falando da grande satisfação em receber a honraria. “Eu fiz, mas grande parte de tudo o que fizemos sempre foi compartilhado e durante muitos anos, com meu irmão Plínio, que foi companheiro e sempre me apoiou, sempre fomos muito ligados em tudo o que fizemos”, declarou, agradecendo a Câmara pelo reconhecimento e estendendo a sua família e aos funcionários da Santher a homenagem.

Ruy contou um pouco de sua trajetória, afirmando que no início não queria trabalhar na Santher, mas que seu desejo era fazer carreira independente na engenharia civil. O pai o convenceu a integrar a equipe da Santher e ele foi responsável, então, pelo projeto do prédio da fábrica na Penha, em São Paulo. Com o passar do tempo, o prédio não comportava expansão, e foi então que a unidade de Bragança Paulista surgiu. De acordo com Ruy, a escolha se baseou na situação privilegiada do município com relação à logística para distribuição de produtos para o país.

Atualmente, a unidade bragantina da Santher, que leva o nome do pai de Ruy, Fadlo Haidar, gera 1.400 empregos diretos e indiretos e uma massa salarial de R$ 4 milhões por mês. Ruy disse que ser empresário no Brasil é um desafio enorme, mesmo assim, a Santher está investindo na construção de um novo Centro de Distribuição na cidade, um projeto classificado por ele como visionário e no qual está sendo empregado um grau de tecnologia usado por poucas empresas no país.

O homenageado também mencionou o apoio que a empresa dá a instituições filantrópicas e a projetos nas áreas de cultura, saúde e bem-estar social na cidade. “Temos aprendido a ser uma empresa de sucesso em forma de sociedade. O trabalho, humildade e ética sempre nortearam nossas ações, por isso, vencem sempre as melhores ideias, independente de seus autores”, enfatizou.

O sonho de uma pessoa impactou e impacta a vida de muitas outras. Ruy Haidar tem consciência disso e seu desejo é que as gerações seguintes deem continuidade a esse projeto. “A Santher é um sonho, no começo apenas o fundador o vislumbrava, mas hoje o sonho é meu e de toda a Família Haidar. O desafio é que este mesmo sonho seja compartilhado pelas gerações seguintes, como um projeto que dê prazer, motivação e orgulho. Dediquei minha vida a Santher e tenho orgulho de perceber que esse sonho contribui com tantas pessoas”, afirmou.

Por fim, o homenageado declarou se sente realizado e espera que a empresa continue progredindo. “Foram muitos desafios, inúmeras dificuldades, mas graças a muita garra, a acreditar, a confiar naquilo que fazia, ajudei a construir essa grande empresa que é a Santher. Sinto-me muito realizado como empresário e muito feliz pela maravilhosa família que constituí. Espero que a Santher cresça e continue bem sucedida nas próximas gerações, contribuindo para que o Brasil seja um grande país ético e justo. A todos, muito obrigado”, concluiu, emocionado.

A presidente da cerimônia, vereadora Fabiana Alessandri encerrou a solenidade destacando a atuação de Ruy na cidade e dando as boas-vindas ao mais novo Cidadão Bragantino.

 

SAIBA MAIS SOBRE RUY HAIDAR

 

Ruy Haidar nasceu em 18 de abril de 1930, em São Paulo. Casado com Muna Maria Theresa Maluf Haidar, é pai de três filhos: Fábio Maluf Haidar, Leda Maluf Haidar e Ruy Haidar Filho, além de 11 netos e cinco bisnetos. Ele é engenheiro civil formado na escola politécnica da Universidade de São Paulo.

Seu pai, Fadlo Haidar, fundou a empresa Santher em 1938. Em Bragança Paulista, a Santher chegou em 1978 e, ao longo desses quase 40 anos de existência, Ruy Haidar sempre prezou por cultivar uma cultura de ética e respeito, buscando contribuir com toda a comunidade bragantina de alguma forma.

Na empresa Santher, ocupou os cargos de diretor em 1953, diretor presidente em 1990 e membro do Conselho de Administração de 2007 até a presente data. Em suas posições executivas desempenhadas estão a de presidente do Sindicato da Indústria de papel/celulose de 1967 a 1970; presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa, de 1991 a 2000; presidente do Conselho de Administração do Hospital Sepaco, de 2003 a 2009, e até hoje faz parte do Conselho de Administração; membro do Conselho de Administração do Hospital Sírio Libanês, de 2004 a 2012; e membro do comitê de obras do Conselho de Administração do Hospital Sírio Libanês, de 2012 a janeiro de 2015.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image