Nessa quinta-feira, 30, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega oficial do sistema de monitoramento por câmeras das escolas municipais. O ato aconteceu simbolicamente na E.M. Zitta de Mello Barbosa, na Penha.
Ao todo, foram instaladas 555 câmeras de monitoramento, 308 sensores, 75 leitores faciais, 74 centrais de alarme, 75 armazenamentos e 75 detectores de chamas nas 75 escolas municipais e em quatro unidades da Secretaria de Educação, oferecendo mais segurança ao patrimônio público, a funcionários, professores e alunos.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Adílson Condesso, duas unidades ainda não contam com as câmeras de monitoramento: a E.M. Dr. Jorge Tibiriçá, que, por ser um prédio tombado, aguarda a liberação do Condephac (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural), e a E.M. Mons. José Lélio Mendes Ferreira, que está em vias de receber a instalação. Porém, ele ressaltou que, enquanto o sistema não é implantado, ambas as escolas dispõem de vigias.
As câmeras de monitoramento permitem que os acusados de invasão e furto dos prédios públicos sejam rapidamente identificados e presos. Os equipamentos das escolas municipais são dotados de identificação facial, facilitando o trabalho das forças policiais. As câmeras operam 24 horas por dia e sete dias por semana, sendo acompanhadas pela Central de Controle Operacional, localizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.
Além das câmeras de monitoramento, as escolas também passam a ter o botão de pânico, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal avisando que uma situação perigosa está acontecendo. O dispositivo ficará em poder do responsável de cada unidade.
0 Comentários