Na manhã da última quinta-feira, 7, o prefeito Jesus Chedid e sua equipe realizaram a cerimônia de posse do secretário municipal de Educação, Adílson Moreira Condesso, que reassume a pasta após pouco mais de um ano à frente da Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista.
Adílson já era o secretário de Educação do município no início do Governo Jesus/Amauri, mas deixou o cargo em setembro de 2017 para assumir a Diretoria Regional de Ensino. Em 30 de janeiro deste ano, ele pediu demissão e voltou à função de origem, supervisor de ensino da rede estadual. Nessa semana, ele foi convidado pelo prefeito Jesus a reassumir a Educação municipal e aceitou o convite. Vale registrar que essa foi a segunda vez que Adílson ocupou o cargo de dirigente regional de ensino. A primeira vez foi nos anos de 2005 e 2006.
CERIMÔNIA
A cerimônia de posse do secretário foi marcada pela presença de muitos profissionais da Educação, tanto da rede municipal como estadual. Estavam presentes também outros secretários municipais, vereadores, membros da imprensa local e as ex-secretárias da pasta, Kátia Daidone e Gislaine de Almeida Campos.
Durante os discursos, Kátia, que é servidora municipal e deixou a secretaria em 18 de janeiro, agradeceu a oportunidade, disse que seu sentimento é de gratidão e declarou que tem certeza que todos fizeram o seu melhor.
Gislaine também é servidora concursada e ficou no cargo apenas nesse período de transição até a posse de Adílson. Ela disse que pôde caminhar nesses dias graças ao apoio da equipe da pasta e elogiou a colega Kátia, afirmando que todo o mérito era dela. Ela desejou boa sorte ao novo secretário.
Os vereadores presentes fizeram uso da palavra elogiando muito a atuação de Kátia e agradecendo por tê-los recebido quando procurada. Do mesmo modo, demonstraram satisfação pela volta de Adílson e desejaram que ele faça um bom trabalho.
Em nome dos secretários, discursou a secretária de Saúde, Marina de Oliveira, que deu as boas-vindas a Adílson.
O vice-prefeito Amauri Sodré também fez agradecimentos às servidoras que comandaram a Educação, se disse contente pela volta de Adílson e destacou que neste ano a Administração conseguiu entregar os kits de uniformes e materiais escolares já no primeiro dia do ano letivo. Amauri adiantou, na ocasião, que vai receber o título de Cidadão Bragantino no dia 22 de novembro.
O novo secretário agradeceu a presença dos colegas e contou que Kátia (ex-secretária), Gi (Gislaine de Almeida Campos, chefe da Divisão de Apoio Escolar, que assumiu a pasta nos últimos dias) e Vasty (Vasty Fernandes Olmo, assessora da pasta) foram seus alicerces quando chegou à secretaria em 2017. Ele lembrou que, na época, mesmo com as dificuldades financeiras que a Prefeitura enfrentava, visitou escola por escola, e fez um diagnóstico técnico e físico das unidades. “Assumir naquela época foi fácil, porque estava tudo caindo aos pedaços, então era fácil aparecer, agora, substituir Kátia e Gi vai ser difícil. Mas vamos trabalhar”, garantiu.
Adílson ainda declarou fidelidade ao grupo político do prefeito. “Para mim, convite do Dr. Jesus não é convite, é ordem, para onde ele quiser que eu vá, eu estou a serviço do nosso grupo”, afirmou.
Por fim, o novo secretário disse que vai retomar as visitas às escolas e enalteceu a abertura de novas creches, observando que zerar a fila nessa faixa etária não é uma coisa simples, pois são raras as cidades do Brasil que não têm filas para creches.
“BATEU O DESESPERO, TALVEZ O MAIOR DE TODOS OS ANOS DA MINHA ADMINISTRAÇÃO”
O prefeito Jesus Chedid foi o último a discursar. Ele iniciou prestando homenagem a alguns servidores da Educação e agradecendo-os nominalmente.
Com relação a chefe da Divisão de Apoio Escolar, Gislaine de Almeida Campos, que assumiu a Secretaria Municipal de Educação nos últimos dias, o prefeito agradeceu-a pela assessoria que deu para reformular o transporte coletivo de alunos na cidade. Segundo ele, até então era possível que os ônibus do transporte escolar tivessem até 30 anos de uso. Agora, eles podem ter no máximo oito anos. Com isso, mais de 70 veículos foram substituídos.
Ao falar da ex-secretária Kátia Daidone, o prefeito disse que ela deixou a secretaria por questões de saúde. “Muito do que você está tendo de problema, eu sei que é devido à sua dedicação à Educação. Eu confesso que exigi demais porque exigi, e muito, de vocês da Educação, porque eu tinha esse grande sonho, desde o ano 2000, de zerar as vagas em creches em Bragança Paulista. E quando, há alguns dias, eu tive dúvida de entregar dia 4 as creches novas funcionando, me bateu o desespero, talvez o maior de todos os anos da minha Administração”, declarou Jesus.
O prefeito contou que então exigiu empenho de toda a equipe da pasta e que a construtora que estava fazendo a obra assinou um compromisso com o Jurídico da Prefeitura de pagar multa de R$ 100 mil por dia, se não entregasse as duas creches até o dia 1º. “E vocês conseguiram”, comemorou, acrescentando: “Quando dou a palavra, cumpro minha palavra. Hoje, estamos com sobra de vagas de creches em Bragança Paulista. Estamos colocando à disposição 800 vagas, e temos só 300 inscritos”.
Jesus ressaltou que esta será sua melhor Administração, considerando que na área da Educação já está sendo.
O prefeito também agradeceu ao filho, Edmir Chedid: “Tenho um filho bom e um deputado melhor ainda”; e ao vice-prefeito, Amauri: “Obrigado por tudo, pelo seu trabalho, pela sua lealdade. Eu não assino em branco fácil, o Amauri é daquelas pessoas que eu posso assinar em branco, porque ele corresponde”.
Por fim, Jesus agradeceu a Adílson por aceitar seu convite, mas também cobrou dedicação integral dele. “É um desafio. Eu quero do senhor muito mais do que o senhor deu nos nove meses (janeiro a setembro de 2017), o senhor tem obrigação de fazer mais porque na época o senhor não conhecia sua equipe e hoje conhece, sabe quem escolher, quem reforçar. Você tem hoje dinheiro, que não tinha. Hoje, a Prefeitura de Bragança tem bala na agulha, o que não significa que possa gastar um real a mais do que o necessário. Para chegar a essa condição foi muito difícil. Agora, para manter, com a experiência que tenho de vida, é mais difícil ainda. Queremos que o senhor seja o melhor secretário da Educação da história de Bragança Paulista”, pediu o chefe do Executivo bragantino.
Além disso, o prefeito solicitou do novo secretário de Educação que até o final do mandato, todas as escolas municipais estejam reformadas e que ele trabalhe para sugerir ações de valorização aos professores.
“Você tem obrigação de nos ajudar também a ganhar a eleição de 2020, por meio do voto. Não é vergonha nenhuma dizer que estamos sim à procura do voto, porque se nos mantermos no poder é porque realizamos alguma coisa por Bragança”, concluiu Jesus, declarando que é hora de um comprometimento maior de todo o secretariado.
0 Comentários