Neste domingo, 24, a partir das 9h, será realizada, em Bragança Paulista, a 3ª edição da Caminhada pela Moradia Popular, promovida pela Associação Comunitária de Habitação Popular (Acohab). A concentração acontece na Arena do Lago do Taboão, e o evento é aberto a toda a população.
A atividade integra as comemorações do Dia Nacional da Habitação, celebrado no Brasil desde 21 de agosto de 1964. Além de ser um momento de integração da comunidade, a caminhada tem como objetivo dar visibilidade à luta por políticas públicas de habitação e à defesa da saúde e da dignidade das famílias.
Neste ano, o ato traz como tema “Moradia é direito, não mercadoria”, reforçando que o acesso a um lar digno não deve estar restrito apenas à aquisição de imóveis, mas também contemplar políticas públicas de locação social, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência.
Em contato com o Jornal Em Dia Bragança, o vereador Bruno Leme, ex-presidente da Acohab, destacou a importância da mobilização popular. “Queremos políticas públicas de moradia e que cada família tenha direito a um lar digno. O tema da caminhada deste ano ressalta justamente que a moradia não pode ser tratada como mercadoria. Nossa luta é para que Bragança Paulista tenha uma política pública efetiva de moradia digna, que contemple também a locação social, garantindo acolhimento às pessoas mais vulneráveis”, afirmou o parlamentar.
O evento também celebra conquistas importantes da associação e dos movimentos sociais, como os empreendimentos Elis Regina & Renato Russo e Jesus Chedid, frutos da luta coletiva por habitação no município.
A Acohab convida toda a população a participar ativamente da caminhada, levando familiares e amigos para fortalecer a causa. “É um momento de união em prol de um direito básico e essencial: a moradia digna para todos”, ressaltam os organizadores.
***
0 Comentários