Abradee e distribuidoras realizam VII Semana Nacional de Segurança com eletricidade

Nesta semana, a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e as concessionárias associadas realizam a VII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica.

Os dados que motivam a realização da ação mostram que, no ano passado, 856 pessoas se acidentaram por contato com os fios da rede das concessionárias de energia elétrica, resultando em 315 mortes. O número é maior que em 2010, quando houve 817 acidentes e 305 mortes. As informações ainda apontam que dentre os 14 tipos de ocorrências registradas, a construção e manutenção predial lidera o ranking com 82 mortes, seguida da ligação elétrica clandestina, com 60 óbitos.

Diante da gravidade da situação, a Empresa Elétrica Bragantina, associada a Abradee, promoverá, nesta semana, blitz nas ruas e na construção civil, além de palestras em escolas.

Com o slogan “Segurança – Faça uma escolha pela vida”, a intenção da ação é conscientizar a população sobre a sua responsabilidade na prevenção dos acidentes.

Desde o dia 1º de agosto, cinco emissoras de rádio localizadas na concessão da Bragantina veiculam spots que abordam os cinco principais focos de atuação da campanha, que são os cuidados na instalação de antenas de TV, soltar pipas, construção ou manutenção predial, ligação clandestina (ou furto de energia) e o uso de máquinas agrícolas embaixo das redes de transmissão. Além dos spots nas rádios, a empresa iniciou, no mês de julho, o envio de cartazes com orientações para casas de construção civil e materiais elétricos, uma ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Bragantina.

Nessa segunda-feira, 13, a Bragantina ministrou palestra na Escola Municipal Marisa Filomena do Amaral, onde conversou com 280 crianças de dois a cinco anos.

Nesta terça-feira, 14, o foco são trabalhadores das construções civis e frequentadores da Feira do Lago do Taboão.

Na quarta-feira, 15, a empresa fará palestra para aproximadamente 300 alunos da Escola Municipal Vereador José Tomás de Freitas,  em Munhoz-MG.

Na sexta-feira, 17, profissionais da Bragantina participam da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da empresa Metal-Chek, em Bragança Paulista, e ministram palestra na Escola Municipal Rural do Bairro da Ponte, em Bueno Brandão-MG.

“Nossa proposta é, por meio dos técnicos, eletricistas e cipeiros da empresa, levar para toda a concessão da empresa as orientações sobre os perigos da eletricidade, como evitar o choque e o acidente com energia elétrica. Um esforço para que a população utilize a eletricidade com total segurança”, declarou o gerente regional da Bragatina, Carlos Alberto Manfrim Canno.

A Bragantina ainda dá dicas de segurança. Confira:

Antena de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

Pipa: empinar pipa perto da rede elétrica é perigoso. Procure sempre locais afastados da rede elétrica para empinar pipas. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-la, caso fique presa. Oriente os seus filhos para a brincadeira ser sempre segura.

Construção ou manutenção predial: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximo à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

Ligação Clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de vida e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie todos os tipos de ligação clandestina para a distribuidora da sua região.

Além desses assuntos, a campanha da Bragantina aborda também o tema específico de utilização de máquinas e equipamentos agrícolas, com a seguinte mensagem: “esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes”.

Para mais informações sobre a VII Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, acesse: http://www.abradee.org.br/semanaseguranca/.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image