Bragança Paulista é uma cidade de muitos nomes e histórias variadas: Terra da Linguiça, do Café e da Poesia são os nomes mais recentes e conhecidos.Tem dois símbolos oficiais: a coruja-buraqueira e o pé de café, que aparece inclusive no brasão do município.
Mas seu principal e mais importante título seja talvez o de ser reconhecida por lei como Estância Climática no Circuito entre Serras eÁguas. Bragança Paulista tem serras, tem águas, tem matas nativas e espaços verdes naturais, clima temperado e paisagem amena. Na malha urbana, tem lagos, praças e ruas arborizadas, além de córregos e riachos que exigem cuidados.
Os habitantes de Bragança Paulista usufruem de um patrimônio verde considerável, pelo qual é preciso zelar.Aos serviços públicos, compete preservar, cuidar e fortalecer esse patrimônio. Para tanto, existem obrigações de parte a parte, das quais o cidadão não fica à parte.
Para manter o título de Estância Climática e receber, como tal, verbas governamentais, o município precisa cumprir metas de arborizaçãourbana, manter parques e áreas verdes, demarcar, criar e cuidar das áreas de preservação permanente e remanescentes de vegetação nativa; e, ainda, dos bosques e formações de maciços vegetais secundários.
Se cumprir com esses requisitos, a cidade pode concorrer a recursos federais e estaduais. Bragança Paulista ganhou pontos em 2022 ao obter o primeiro lugar no Programa VerdeAzul,que incentiva atividades em favor do meio ambiente.
O turista ou morador, habitante ou visitante, passante ou comerciante, servidor público ou executivo, são todos peças-chave dessa equação que visa, simplesmente, a proteger o meio ambiente.Vigilância, participação,manifestação, defesa, colaboração... Sim, mas, por onde começar?
Porque não pelo jardim? O meu, o seu, o do vizinho, o dos múltiplos condomínios, os das praças e os que a Prefeitura faz em ruas, avenidas e rotatórias!
Quais as características ambientais desejáveis para a criação de jardins em espaço urbano? Onde buscar plantas nativas de preferência e como cuidá-las? Como contribuir com seu jardim para que Bragança Paulista continue a ser uma Estância Climática?
Como diz o paisagista Ricardo Cardim: “acreditamos que é possível a ocupação humana conviver com a biodiversidade e paisagens originais sem renunciar às conquistas da civilização moderna – e que isso resultará em uma vida melhor para todos”.
E por que não que Bragança Paulista seja conhecida como a cidade dos múltiplos jardins naturais com plantas nativas?
Teresa Montero Otondo
Coletivo Socioambiental Bragança Mais

Foto: Divulgação
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários