Fotos: Divulgação
news-details
Geral

“A ciclovia de Bragança me deixou um pouco inseguro e preocupado”, diz o vereador Marcus Valle

No final do mês de junho, a Administração Municipal entregou à população bragantina a primeira ciclovia do município, construída da Avenida dos Imigrantes até a Rua Aquiles Bianchi, nas imediações da Praça dos Trabalhadores.  

Essa obra era um sonho antigo dos ciclistas de Bragança, que antes, dividiam o espaço com os motoristas, e agora têm uma área exclusiva para os seus trajetos. A construção da ciclovia na cidade também foi uma das promessas de campanha do prefeito Jesus Chedid e do vice-prefeito Amauri Sodré. No entanto, a obra, depois de entregue, está recebendo muitas críticas por parte dos ciclistas que transitam pelo local. Eles alegam que o tamanho da largura da faixa destinada às bicicletas é muito pequeno, o que deixa a pista perigosa.

Na quinta-feira, 9, um veículo perdeu o controle e invadiu a ciclofaixa, em um trecho próximo à rotatória do Parque dos Estados

O vereador e advogado Dr. Marcus Valle (PV) sempre foi um defensor da construção de uma ciclovia na cidade, haja vista que ele é esportista e amante dessa modalidade, e na companhia da sua esposa, Rosana, e de alguns amigos, sempre tira um tempinho para pedalar. Por esse motivo, a equipe do Jornal Em Dia conversou com ele sobre esse assunto.

A reportagem começou perguntando ao Dr. Marcus Valle desde quando ele luta pela construção da ciclovia no município. “Desde 1980, eu falo da necessidade de ter uma ciclovia na cidade e sempre trabalhei com essa possibilidade. No começo, o pessoal não levava a sério e falava que a topografia de Bragança era ruim, mas cidades com topografias iguais às daqui também já tinham suas ciclovias. Exemplo: a cidade de Sorocaba, que tem várias e excelentes ciclovias, inclusive na subida, e na parte reta é melhor ainda. A maioria das cidades litorâneas, que são planas, tem a sua, inclusive a capital paulista, que tem várias. A ciclovia vem sendo desenvolvida em todo o lugar e em Bragança demorou muito para ser construída”.

A reportagem também perguntou ao vereador qual a opinião dele sobre a ciclovia construída e entregue recentemente. “Acho ótimo Bragança ter a sua ciclovia, excelente, pois ela facilita não só a pratica do esporte, mas também o transporte, que fica barato e saudável, ainda mais nessa época de pandemia, em que ela se torna mais viável. Mas tenho uma frustração: A vida inteira briguei por ciclovia na cidade, e nunca ninguém me levou a sério, então, essa é a primeira administração que tenta implantar uma no município, só que a primeira que fizeram foi um horror, a primeira marcação era uma loucura, até negaram que não era aquilo mesmo, mas não teria por que marcar se não fosse. Na época, eu e o vereador Quique Brown fomos lá verificar, fotografamos e vimos que realmente a marcação da ciclofaixa tinha ficado muito pequena e perigosa. Agora, eles arrumaram e fizeram com uma medida maior”, falou.

A primeira ciclofaixa apresentada pela Administração não tinha condições de transitar devido à sua largura, que era muito pequena

Para ele, a ciclofaixa ficou em um tamanho razoável, mas, por outro lado, reduziu-se a largura da rua e o tráfego ficou inseguro. “Eu voltei lá, andei, fui sem problemas, mas fiquei assustado, pois observei que, se dois caminhões tentarem passar ao mesmo tempo, o da direita invadirá a ciclofaixa e pode pegar alguém. Eu não sou especialista em ciclovias, só gosto de andar de bicicleta, mas não sei se estão corretas as medidas daquela ciclovia. Eu me sentia mais seguro andando pela direita quando não tinha a ciclofaixa. Inclusive, eu conversei com vários ciclistas que andam por ali, e todos, sem exceção, também estão se sentindo inseguros. A ciclovia de Bragança ficou estranha, em minha opinião. E, mesmo com todos esses problemas, sou obrigado a reconhecer, embora sendo oposição à atual Administração, pelo menos essa teve a preocupação em fazer, então eu fico até constrangido. Mas tenho que falar a verdade e orientar as pessoas que andam de bicicleta por ali, porque realmente está perigoso andar por essa ciclovia”, defendeu.

Imagem tirada na última quarta-feira, 8 de julho, mostra um ônibus tentando ultrapassar um caminhão

VEREADOR COMENTA OBRAS EM SESSÃO

Em sua manifestação na Sessão Ordinária de terça-feira, 7, o vereador Marcus Valle já havia comentado a ciclofaixa recentemente construída pela Administração. Ele ressaltou sua preocupação de mais de 40 anos para que o espaço fosse construído e que a atual gestão foi a única a tirar o projeto do papel. 

Depois que a Prefeitura fez os reparos na ciclovia, o vereador Marcus Valle voltou ao local e apurou que o tamanho da ciclofaixa ficou razoável, mas, em sua opinião, a pista ficou estreita e perigosa

Na ocasião, ele também salientou a questão da largura da rua. “O espaço é suficiente. Só me preocupou um pouco o fato da redução de largura da rua. Se forem dois veículos grandes trafegando lado a lado, fiquei com medo de algum invadir a ciclofaixa. Não é que este trecho esteja ruim, o espaço para o ciclista é suficiente, só comento o caso de dois veículos grandes e a possível invasão da ciclofaixa”, finalizou.

VALOR GASTO NA CICLOVIA

O Jornal Em Dia também perguntou se ele tem a informação de quanto foi gasto na construção da ciclovia. “Não sei o valor exato que foi gasto na construção da ciclovia. Não deve ter ficado caro, pois foram marcados pelo que andei por lá, uns dois quilômetros e meio”, falou.

O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Paulo Mário, respondeu às indagações do vereador Marcus Valle na última sessão ordinária, sobre o valor gasto na ciclovia da cidade. De acordo com Paulo, a ciclovia já custou em torno de R$ 450 mil, mas que depois de pronta, o valor, chegará, no máximo, a R$ 470 mil. Paulo Mário ainda informou que a ciclofaixa inaugurada recentemente tem cerca de 6 km, sendo 3 mil de ida e 3 mil de volta. Todo o dinheiro gasto nela, segundo o líder do governo, em pinturas, colocações de tachões, balizas e semáforo, são oriundos de multas do município.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image