Diversos pontos da cidade estão recebendo os serviços essenciais de manutenção, capinagem e limpeza das equipes de zeladoria da Secretaria Municipal de Serviços.
A zona oeste está sendo beneficiada com serviços nas Ruas Paschoalino Cataldo, no Jardim São Miguel, e no Ciles do Lago Baratella. Segundo o zelador Mário B. Silva, os funcionários municipais da Secretaria Municipal de Serviços estão empenhados em proporcionar uma melhoria estética e segurança para os moradores.
“Iniciamos esta semana com serviços de roçada, poda de árvores e limpeza de matos em diversos pontos do Jardim São Miguel, seguindo a programação estabelecida pela Secretaria de Serviços Municipais”, destacou o servidor municipal.
Já em outros pontos, está sendo intensificado o trabalho de limpeza e corte de matos em terrenos municipais. O crescimento rápido desses matos acontece especialmente em épocas chuvosas, auxiliando na proliferação de animais peço-nhentos, tornando os locais sujos e descuidados, inseguros para a população.
A manutenção correta dessas áreas proporciona diversos benefícios, como a prevenção da proliferação de animais peçonhentos, moscas e odores desagradáveis, além de contribuir para uma aparência mais agradável, melhorando a segurança e o bem-estar de todos.
No caso dos terrenos particulares, a Prefeitura busca conscientizar os proprietários sobre a responsabilidade em relação à limpeza e à manutenção de calçadas e terrenos. O Código de Obras e Urbanismo de Bragança Paulista (Lei nº 1146/1971) estabelece que o serviço de construção, reconstrução e conservação das calçadas (passeios públicos) é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, além de ser obrigatório. O documento também destaca a importância de construir muretas e calçadas para proporcionar maior segurança aos pedestres.
Portanto, terrenos particulares devem ser mantidos limpos, sem detritos, entulho ou lixo, e sem mato, conforme a legislação. O não cumprimento da lei sujeita os proprietários a penalidades, incluindo multas.
Segundo o secretário municipal de Serviços, Jorge Tosta, essas ações seguem uma programação semanal estabelecida pela pasta. Ele destaca a responsabilidade dos proprietários na destinação adequada de entulhos de construção e informa sobre a possibilidade de descartar móveis e outros itens nos arrastões de limpeza promovidos pela Prefeitura. Nesta semana, os serviços foram realizados no Bairro Padre Aldo Bollini.
A Prefeitura continua empenhada na fiscalização dessas áreas e incentiva a comunidade a denunciar casos de crime ambiental. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal, pelo canal e-ouve (https://eouve. com.br) ou pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no telefone: (11) 4034-6780.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários