Fotos: Secom
news-details
Saúde

Visa e Sabesp traçam estratégias para combater o descarte irregular de esgoto

Na última segunda-feira, 02, representantes da Vigilância Sanitária (Visa) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) se reuniram para traçar estratégias de combate ao descarte irregular de esgoto na cidade.

A reunião, realizada no Palácio Santo Agostinho, sede da Prefeitura, foi conduzida pelo assessor coordenador de Convênios, José Augusto Francisco Urbini, e contou com a participação dos representantes da Sabesp, Marcus Vinícius Trestini (encarregado de Sistema), José do Carmo de Souza Júnior (gerente de Polo de Manutenção), Rosana de Toledo Tonon (agente de Saneamento) e Juan Carlos Rodrigues Mallo Vasques (gerente de Departamento); e representantes da Visa, Ana Barbara Regiane (Chefe da Visa), Elias André de Souza e Rafael Crispim (autoridades sanitárias).

Entre as ações definidas está o Projeto “Sempre Separados”, que consiste na fiscalização e detecção de ligações clandestinas de água e esgoto em residências e estabelecimentos comerciais, com o objetivo de efetivar as ligações e colocá-las na rede de esgoto. Em Bragança Paulista, todo o esgoto coletado é 100% tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Segundo os técnicos da Sabesp, atualmente há residências e estabelecimentos que lançam água da chuva na rede de esgoto, fazem ligação de esgoto na rede de águas pluviais ou sequer tem ligações na rede de esgoto. Com a detecção de lançamento irregular, o proprietário será orientado e notificado a tomar providências para corrigir a irregularidade.

Com a ligação na rede de esgoto, evita-se a poluição dos córregos e outros problemas sanitários. Além disso, a Sabesp consegue tratar todo o esgoto coletado corretamente.

“O objetivo desta reunião foi de forma conjunta traçar estratégias para combater o descarte ilegal de esgoto nas vias públicas e córregos da cidade, bem com impedir que seja descartado águas pluviais na rede coletora causando transtornos aos vizinhos e moradores em geral”, afirmou José Augusto Francisco Urbini.  

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image