Muitos assuntos foram tratados pelos vereadores durante a última sessão ordinária da Câmara, que durou cerca de quatro horas e meia. A postura de alguns vereadores foi a de cobrar deputados por melhorias na cidade e região, especialmente o deputado estadual Edmir Chedid, dando indícios de que a campanha eleitoral do ano que vem já está batendo à porta.
Foram cobradas melhorias para as Rodovias Capitão Barduíno, Benevenuto Moretto e Alkindar Monteiro Junqueira, além da Variante do Guaripocaba. Os pedidos se referem à instalação de trevos, passarelas, acostamentos e sinalização e foram feitos pelos vereadores Miguel Lopes, Juzemildo Albino da Silva e Fabiana Alessandri.
Rita Valle alertou ainda a empresa de coleta de lixo sobre a situação precária da Rodovia Benevenuto Moretto quanto à coleta e manutenção das lixeiras.
O aniversário do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que se deu na semana passada, também foi comentado por vários vereadores, com elogios e congratulações à equipe de funcionários.
O vereador Jorge do Proerd pediu que a Prefeitura ponha em prática a função delegada, que já está em vigor. Ele apontou que há policiais militares que moram aqui, mas que têm de fazer essa atividade em outra cidade por falta de oportunidade na cidade. O vereador Miguel Lopes apoiou a iniciativa, dizendo que é a favor do bico legal para os PMs. Já o vereador Marcus Valle considerou que o estado dá a folga para os policias, justificando que eles precisam do descanso. Mas, numa contradição, autoriza o bico nos dias de folga, para que os policiais consigam melhorar seus salários.
Sobre a questão de segurança, o vereador Paulo Mário Arruda Vasconcelos disse que o efetivo da polícia em Bragança atualmente é menor do que quando foi fundado o Batalhão e, assim, pediu ao deputado Edmir Chedid que comece gestão a fim de trazer mais policiais para o município antes que a situação piore.
Reclamações sobre a Unimed e a empresa Nossa Senhora de Fátima novamente foram registradas. O vereador Antônio Bugalu sugeriu, inclusive, que a Câmara faça o mesmo questionamento que está sendo feito à Unimed, à empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo.
Melhorias para escolas rurais, como a do Biriçá e da Bocaina também foram solicitadas à Prefeitura, pelos vereadores José Gabriel e Fabiana.
O padre Juzemildo falou a respeito das conquistas da Defesa Civil, com a chegada do novo coordenador, Eduardo Matias. Segundo ele, Bragança foi inscrita no Centro Nacional de Gerenciamento de Ameaças de Desastre (Cenade) e fez uma parceria com a Unesp, o que vai garantir maior controle e mais informações sobre temporais e possíveis catástrofes. A sede da Defesa Civil agora está instalada no Posto de Monta e também foi adquirido um novo software do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que mede a frequência de raios, contou o vereador.
Juzemildo ainda criticou o que ele chamou de falta de respeito dos colegas que não permanecem em plenário quando os demais estão se manifestando. Após a sessão, ele contou que observou que houve vereador que ficou por mais de duas horas e meia fora do plenário.
O vereador Quique Brown comentou vários assuntos, dentre eles, a necessidade de a Prefeitura nomear novos membros para os conselhos municipais. Ele explicou que em todos os conselhos há membros do Executivo que participam e que, com a mudança de comando, muitos desses conselheiros simplesmente sumiram das reuniões, o que impede o avanço das discussões.
Quique também falou sobre o Grito Rock, que começa nesta sexta-feira, 8, em Bragança Paulista. A atração principal, a banda Los Crudos, fará apenas três shows no Brasil neste ano e um deles será em Bragança, o que merece destaque.
Paulo Mário também abordou a questão da falta de emprego em Bragança, contando que Jarinu tem 600 empregos imediatos e que lá falta mão de obra. Ele pediu uma linha de ônibus de Bragança a esse município para que trabalhadores daqui possam usufruir dessa oportunidade. Ele também pediu à empresa Nossa Senhora de Fátima que retire as lixeiras danificadas e as substitua.
A vereadora Fabiana Alessandri pediu à Prefeitura que analise o caso de funcionários municipais que ingressaram este ano na Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior) e que não estariam tendo a bolsa que o município proporciona porque ela teria se esgotado.
Rita Valle sugeriu a mudança da Maria Fumaça que hoje está na Praça 9 de Julho para outro local em que seja mais valorizada. Ela também contou que a cidade perdeu a base da Polícia Ambiental que tinha e pediu que isso seja revisto porque a maior demanda é aqui. Ela apontou que a Guarda Municipal Ambiental vai para o Jardim Público e que uma parceria poderia ser feita entre as duas corporações.
O vereador Jorge do Proerd ainda apresentou um vídeo pedindo melhorias para a Bocaina, Araras dos Mori, Araras dos Leme e Henedina Cortez.
Sem projetos em pauta, a sessão terminou por volta das 20h30.
0 Comentários