Foto: DCI/Câmara
news-details
Política

Vereadores aprovam redução da carga horária de médicos para dez horas semanais

Na última terça-feira, 6, a Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou mais uma sessão ordinária, durante a qual vários projetos foram votados. Dentre eles, foi apreciado, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar 18/19, que reduz a carga horária dos médicos contratados pela Prefeitura. Até então, a jornada era de 20 horas semanais. Com a proposta aprovada, ela passa a ser de dez horas semanais.

Alguns vereadores fizeram questão de esclarecer sua posição quanto ao projeto. Basílio Zecchini Filho, por exemplo, disse que votou contra a proposta em primeiro turno, mas que durante a semana conversou com alguns médicos e também ouviu os esclarecimentos da secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, na Comissão de Justiça, por isso, iria rever seu voto em segundo turno. Um dos argumentos que o convenceram, conforme salientou, foi o fato de para a jornada de 20 horas semanais o salário estar defasado.

O Projeto de Lei 44/19, que denomina como Escola Municipal Professor Jornalista Deusmar Fabiano Motta a unidade localizada no Bairro Araras, acabou sendo adiado, mesmo após a aprovação de uma emenda. Ele deve retornar à pauta na próxima semana.

Outros projetos e moções também foram aprovados.

TRIBUNA LIVRE

Ainda na primeira parte da sessão, houve participações populares na Tribuna Livre.

Márcia Regina Tobias de Andrade, representante da Associação de Cuidadores de Pessoas de Bragança Paulista, falou sobre a importância do envelhecimento ativo.

Ela fez a defesa da aplicação do artigo 22 do Estatuto do Idoso. O texto trata da inserção de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, respeito e valorização dos idosos no currículo dos diversos níveis de ensino formal. “O foco da ideia é educar para o envelhecimento e dar uma perspectiva real do futuro. O governante que não pensar em trabalhar a questão não tem noção do que está deixando de fazer”, pontuou.

Márcia ainda comentou sobre a possibilidade da troca de experiência entre jovens e idosos nas escolas e a importância de discutir mitos como o de que o envelhecimento sinaliza a proximidade com doenças e finitude. “O idoso é tratado como alguém que dá prejuízo, o que é um grande mito, pois muitos ainda são arrimos de família. É preciso observar o envelhecimento sob diversas perspectivas, pois se a Europa levou 100 anos para equiparar a população de jovens e idosos, no Brasil, a expectativa é de que aconteça em 25 anos. E são as necessidades dos idosos que mantêm boa parte do mercado do trabalho para o empregado doméstico”, completou.

A segunda participação na Tribuna Livre foi a do secretário municipal de Educação, Adílson Condesso, que comentou a inserção do Estatuto do Idoso nas escolas municipais. “Ao reassumir a pasta em fevereiro, começamos a desenvolver uma série de projetos de recreação, atletismo, combate ao bullying e uma das ações implementadas foi justamente a visita de um idoso às escolas, para contar a história de vida dele para aos alunos, com a ideia de salientar que a experiência que uma pessoa tem ao longo da vida pode valer muito mais do que qualquer diploma”, afirmou.

Adílson ouviu as demandas dos vereadores na área, informou que a Administração deu início ao processo de licitação para a compra de uniforme escolar para o próximo ano e concluiu com a fala sobre a contratação de novos professores e o Projeto Conhecendo o Poder Executivo Bragantino. “Estamos trabalhando para suprir as necessidades de sala de aula, com a execução de reformas nas unidades de ensino, mas também com a nomeação de 97 novos professores, pois algumas turmas estavam sem professor titular nas disciplinas de inglês e artes. Outra ação da Educação que merece destaque é o projeto de cidadania, que leva os alunos em visitação ao Palácio Santo Agostinho e ao Museu Oswaldo Russomano, que muitos professores e alunos viram pela primeira vez”, concluiu.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 28ª Sessão Ordinária do ano na próxima terça-feira, 13, às 16h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada presencialmente, pela internet, no site: www.camarabp.sp.gov.br, no Youtube (www.youtube.com/camarabraganca) e no Facebook (www.facebook.com/camarabragancapaulista), ou pela TV Alesp (operadora NET).

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image