O parquímetro é um dispositivo eletroeletrônico utilizado para controle de estacionamento rotativo em vias públicas e que tem a finalidade de racionalizar o uso de solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento público ao cidadão usuário.
O objetivo maior da implementação de um parquímetro é a modernização do sistema de estacionamento público, já que sua adoção possibilita adensar os espaços e proporcionar um número maior de vagas regulamentadas. “Em Bragança Paulista, assim como em diversos outros municípios, está havendo um aumento significativo do número de veículos transitando nas vias públicas e, em consequência, cresce a procura por mais vagas de estacionamento. Tudo isso torna o trânsito caótico, dificultando cada vez mais a circulação pelas vias públicas, em especial aquelas localizadas na área central da cidade, local tido como de grande movimentação”, afirmou Rafael de Oliveira.
As áreas demarcadas de estacionamento nas vias e logradouros públicos são uma boa forma de gestão de trânsito, uma vez que objetivam assegurar ao usuário a necessária disponibilidade de vagas. A utilização de parquímetros como opção para controle de estacionamento rotativo nas vias públicas é comprovadamente benéfica em diversas cidades de todo o mundo, face ao seu sistema de rotatividade infalível. Seguindo a tendência mundial da terceirização dos serviços públicos, a licitação para contratação de empresa privada, que reúna as condições de aptidão técnica e financeira adequadas para tal finalidade e a concessão do serviço público a ela é uma excelente forma de alcançar bons níveis de profissionalização e eficiência, além da eventual diminuição dos gastos públicos com a manutenção dos locais demarcados e a utilização de servidores públicos, muitas vezes sem as devidas condições de operar o serviço, podendo ser aproveitados em outras áreas administrativas de atuação do governo municipal, reduzindo o custo dos serviços e acabando com a perda substancial de receita pública.
“A minha proposta, feita por meio da moção 43/2013, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, e vou lutar para que ela seja concluída com a implantação de um sistema moderno e ágil, oferecendo um serviço com qualidade e aumentando ainda mais a oferta de vagas rotativas, principalmente na região central da cidade” garantiu o edil.
0 Comentários