Na última quarta-feira, 2, foram realizadas sessões solenes pela Câmara Municipal de Bragança Paulista e, na oportunidade, o vereador Rafael de Oliveira ofertou um Cartão de Prata e um título de Cidadão Bragantino.
A primeira cerimônia foi realizada por volta das 19h com o objetivo de conceder Cartão de Prata a Leonardo Finamor Filho, idealizador e presidente da ONG ReparAção, que atua desde 2013 na cidade reformando casas de famílias carentes, buscando assegurar condições mínimas de habitabilidade a famílias necessitadas, por meio de trabalho voluntário.
O vereador Rafael de Oliveira, em discurso durante a cerimônia, destacou que a ReparAção é, na verdade, uma família, que tem Leonardo como patriarca. “Ele sempre diz que os méritos não são só dele, são de todos, mas toda família tem um patriarca, e na ReparAção é o Leo, mesmo sendo tão jovem”, considerou.
Rafael também ressaltou que muitas famílias são auxiliadas por meio do trabalho da ONG, por isso, se sente honrado em poder homenagear seu fundador. “Uma ONG não estaria aí há dois anos tão atuante no âmbito social se não tivesse um mentor, se não tivesse alguém que tivesse essa iniciativa e levasse essa iniciativa adiante, por isso, a minha admiração, a minha indicação ao Leo. É o mínimo que o Poder Legislativo pode fazer. Meus parabéns”, declarou Rafael de Oliveira.
Em seguida, foi feita a entrega do Cartão de Prata ao homenageado, que então fez uso da palavra.
Leonardo iniciou afirmando que era com imenso prazer e humildade que estava recebendo a homenagem. Ele contou que já morou em outras cidades, em outros países, mas que nutre um carinho incomparável por Bragança Paulista, tendo orgulho de ser bragantino. “Sem dúvida, aqui é o meu lugar”, disse.
O homenageado contou também que foi conhecendo a realidade de muitas famílias moradoras da cidade que ele teve a ideia de fundar a ONG. “Lancei a semente da Repar Ação a amigos, familiares, alunos e parceiros profissionais, e o resultado é que encontrei solo fértil em todos eles. Esse solo fértil foi responsável pela ReparAção ter germinado e crescido ao ponto que se encontra hoje. É certamente redundante dizer que essa homenagem pertence inquestionavelmente a todos vocês”, declarou.
Leonardo ainda comentou que nesse período de existência a ONG já enfrentou muitos desafios, mas superou cada um deles. “Ainda é muito difícil em nossa sociedade fazer com que um trabalho voluntário sério nasça, cresça e se desenvolva. Ainda assim, ao olhar para trás, reparo que por meio do esforço ímpar de todos nós, a ReparAção transcendeu, de forma consistente, todas essas dificuldades inerentes a qualquer atividade voluntária”, concluiu, agradecendo a todos pela homenagem.
Mais tarde, por volta das 21h, foi realizada a solenidade de concessão de título de Cidadão Bragantino ao pastor Isaque Batista Gomes.
Pastor Isaque é natural de Itabuna, na Bahia, e vive em Bragança desde 2009, se destacando pela fundação da Assembleia de Deus Vida Triunfante, além da ONG Associação Vida Triunfante, que tem por objetivo prestar serviços odontológicos, na área da saúde, e jurídicos, a comunidades carentes, fornecer cestas básicas e acompanhar jovens em situação de vulnerabilidade social.
Após a exibição de um vídeo sobre o homenageado, em que várias pessoas puderam expressar seus cumprimentos a ele, o vereador Rafael de Oliveira, que indicou o pastor Isaque para receber a honraria, se manifestou. Ele falou da satisfação em poder outorgar o título, apontando que Isaque não é um pastor, mas um “paistor”.
Rafael testemunhou que o homenageado doa sua vida em busca de fazer a diferença entre tantas pessoas, e abre mão de sua própria família para ajudar outras famílias. “Todas as qualidades que eu pudesse enumerar não chegariam aos pés do maior ensinamento que o senhor nos ensina, que é o amor. Só tenho que agradecer por o senhor estar conosco”, declarou o vereador.
Foi feita, então, a entrega do título de Cidadão Bragantino e, em seguida, o pastor Isaque discursou, afirmando que “ninguém vence nessa vida sozinho, só cheguei até aqui porque vocês decidiram também acreditar em mim”.
Seus agradecimentos iniciais foram a Deus. “Eu quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus pela vida e pela oportunidade que Ele tem me dado em tantas ocasiões de honra como esta hoje, a Ele sempre toda honra, toda glória, todo louvor, toda adoração, tem que ser dada a Ele. É por Ele, é Dele e é para Ele. Eu dedico esse nobre título de Cidadão Bragantino a Ele. Se não for para a glória Dele, isso não serve para nada”, disse.
Isaque comentou que é necessária capacidade divina e sobrenatural para lidar com pessoas, porque cada ser humano é especial, é ímpar, ainda que sejam gêmeos.
Ao concluir, o homenageado afirmou estar honrado por ser agora oficialmente um cidadão bragantino. “Posso definir meus sentimentos nesta noite como de orgulho, alegria e responsabilidade. Orgulho por fazer parte do rol de cidadãos dessa cidade, alegria por estar entre amigos e agora, concidadãos, e responsabilidade porque passo a representar de forma especial e oficial o município, como se fora nascido aqui nesta cidade, que acolheu a mim e a minha família de braços abertos. Isso é motivo de muita honra”, declarou.
0 Comentários