Local sofreu um incêndio florestal no último fim de semana
No último final de semana, mais precisamente no domingo, 13, o Morro da Serrinha sofreu um incêndio florestal. De acordo com informações apuradas pela reportagem do Jornal Em Dia, o fogo atingiu 30 hectares, 300 mil metros quadrados, numa grande área de preservação ambiental com importante biodiversidade, fruto de parcerias com ONGs de reflorestamento. O Visual das Águas, como é chamado, contemplava diferentes tipos de vegetação e era abrigo de inúmeras espécies de animais. O Bairro da Serrinha, no último Plano Diretor do município, foi contemplado como zona de proteção ambiental (ZPEC) e zona de proteção cultural (ZPAN).
De acordo com Carlos de Oliveira, mais conhecido por Carlão, proprietário do Galpão Busca Vida, foram mais de 12 horas de tentativa de combate ao fogo. Toda a comunidade do bairro se uniu, e se dividiu em dois grupos, uma equipe que trabalhou no objetivo de apagar o fogo e a outra no apoio com comida e água. Ainda de acordo com Carlão, com muito esforço e trabalho de todos, principalmente daqueles que estavam na linha de frente, as duas principais matas foram salvas. Mas, mesmo assim, o fogo destruiu toda a parte hidráulica que ficava debaixo da terra, todas as cercas, a parte elétrica e o poço.
Para ajudar na recuperação da Mata da Serrinha, está sendo realizada uma vaquinha virtual, para a qual Carlão pede a contribuição do público. “Agora, precisamos da ajuda de todos para reconstruir a Mata do Morro da Serrinha! Você pode fazer uma doação, que vai nos ajudar a refazer nossa brigada de incêndio e na compra de novas mudas para o replantio. A única solução para que um desastre ambiental como esse não aconteça novamente é plantando novas árvores, pois com a sombra delas, a brachiaria (o capim seco que estimula o fogo) parará de crescer. Onde já existia uma mata fechada, o fogo penetrou com menos intensidade”, comenta o proprietário do Galpão Busca Vida.
Os interessados em ajudar na recuperação da Mata da Serrinha podem fazer sua contribuição por meio do link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/recuperacao-da-mata-do-morro-da-serrinha.
Até o fechamento desta edição a vaquinha contava com 256 apoiadores e o valor arrecadado chegava a R$ 27.650,00.
0 Comentários