O estado de São Paulo decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a gripe a partir de segunda-feira, 12. Com o término da campanha dos grupos prioritários nesta sexta-feira, 9, as doses remanescentes poderão ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.
Conforme balanço, 8,4 milhões de doses haviam sido aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha.
Com exceção dos indígenas – único grupo a atingir 100% de cobertura -, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%.
Assim, a expansão para a população em geral foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com os municípios e permite que mais pessoas se protejam contra o vírus Influenza.
A imunização será válida para toda a população acima de 6 meses de idade, ainda não vacinada, enquanto durarem os estoques da vacina nos municípios.
“Contamos com a participação de todos que integram estes públicos para que procurem os postos até esta sexta-feira, 9 e garantam sua proteção contra a gripe. Estas pessoas ainda terão prioridade a partir do dia 12, mas toda a população poderá se vacinar enquanto houver doses disponíveis na rede”, diz a médica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação ocorrerá nas 29 unidades de saúde, porém, nas Unidades Centro de Saúde, Henedina Cortez e Santa Luzia, onde está sendo realizada a vacinação contra a Covid-19, somente realizarão a imunização contra a gripe em pessoas que passam por consulta nessas unidades. As demais devem procurar qualquer outra unidade de saúde. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 há pelo menos 14 dias, pode tomar a da gripe.
0 Comentários