A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista disponibilizou a vacina contra a meningite C em todas as 29 unidades de saúde do município. O imunizante é aplicado em bebês entre 3 e 5 meses, bem como em crianças de até 10 anos sem comprovação de dose anterior. Já os adolescentes entre 11 e 14 anos precisam ser vacinados com meningo ACWY.
Em setembro, após o crescente aumento no número de casos registrados no município, a vacina já havia sido disponibilizada para profissionais de saúde. Agora, a orientação é de que pessoas que tiveram contato com pacientes com meningite, por bactérias específicas (Neisseria, por exemplo), procurem as unidades para tratamento preventivo com uso de medicamentos (quimioprofilaxia). Nesses casos, não é necessária a vacinação.
Segundo a Prefeitura, “o município conta com profissional médico infectologista para tratar a respeito de casos de meningite do tipo viral (52,9%), quando solicitado. Os hospitais e unidades de saúde estão preparados para o atendimento de casos de meningites, que se façam necessárias”.
A DOENÇA
A meningite meningocócica (bacteriana) é considerada uma inflamação das membranas que revestem o cérebro, chamadas de meninges, que dificulta a chegada de oxigênio às células do corpo. Outras formas de contágio são a ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Entre os sintomas estão: dor de cabeça e nuca, rigidez no pescoço, febre, vômito e confusão mental. Pode causar gangrena nos membros do corpo, paralisia, surdez e levar o paciente a óbito.
0 Comentários