UPA Dr. Valdir Camargo é inaugurada na Vila Davi

Na tarde desse sábado, 22, a UPA (Unidade de Pronto-atendimento) Dr. Valdir Camargo, construída na Vila Davi, foi inaugurada. Autoridades e moradores da região prestigiaram a cerimônia, que marca o início de funcionamento da unidade.

Dentre os presentes, alguns discursaram, como o homenageado, o médico Valdir Camargo, que já foi vereador na cidade. Ele afirmou que a emoção por ter seu nome na UPA é carregada de humildade e agradeceu ao vereador Miguel Lopes, autor da iniciativa para que a unidade tivesse seu nome, e aos demais vereadores da última legislatura, que aprovaram o projeto por unanimidade. Valdir também agradeceu ao ex-prefeito João Afonso Sólis (Jango) e ao prefeito Fernão Dias da Silva Leme pela construção da unidade, considerando muito importante informar a população sobre os serviços de Saúde para que ela se dirija ao local adequado quando precisar de atendimento.

O vereador Miguel Lopes também não poupou agradecimentos ao ex-prefeito Jango, por ter atendido seu pedido de construir a unidade naquele local, e ao prefeito Fernão Dias, por colocá-la em funcionamento.

O ex-prefeito Jango fez um desabafo, afirmando que quando era chefe do Executivo sofreu com os ataques feitos pela emissora de rádio 102 FM ao seu governo. Disse, ainda, que as verbas  recebidas do governo federal, que é de partido adversário ao seu, foram muito maiores do que as recebidas de “deputado estadual que se diz dono da cidade”. Jango finalizou agradecendo a todos e afirmando que torce pelo prefeito Fernão Dias.

A secretária municipal de Saúde, Estela Gianesella, contou que foi um trabalho hercúleo colocar a nova UPA em funcionamento. Ela fez questão de citar nominalmente as pessoas que colaboraram para isso, desde secretários a funcionários, tanto da Prefeitura como de outros órgãos e, em especial, a funcionária Josiane Camargo. Estela também agradeceu a seus familiares e se emocionou nesse momento. Então, ela pediu à população que confie na Administração, mencionando que a UPA Bom Jesus, no início do governo, era um dos pontos de maiores queixas. Agora, e mesmo antes de a OS (Organização Social) ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária) assumir sua gestão, o tempo de espera foi reduzido consideravelmente e a população já reconhece as melhorias na agilidade e qualidade do atendimento. “Confiem em nós porque vamos em frente e sabemos onde queremos chegar”, concluiu.

O vereador Valdo Rodrigues discursou em nome dos demais vereadores. Ele destacou a luta e o empenho que foram travados até a chegada daquele dia de festa e disse que acredita em dias melhores.

A vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva afirmou que o funcionamento da UPA é resultado de esforço conjunto, da união de várias pessoas. Ela considerou que na administração pública é preciso voltar os olhos para as necessidades da população, mas que alguns se negam a fazer isso devido ao partido político ao qual pertencem. Porém, em sua opinião, aqueles que realmente estão preocupados com a população superam as barreiras partidárias. Huguette ainda disse que a equipe da atual administração é firme e resistente como o sol que estava iluminando aquela tarde.

Também discursaram os deputados estadual, Beto Trícoli, e federal, Guilherme Campos. Beto contou que já foi prefeito e, por isso, sabe das dificuldades do cargo. Disse ainda que entrou na política para trabalhar e servir o povo e não para ganhar concessão na área de transportes ou de rádio e parabenizou a todos pela conquista da UPA. Já Guilherme Campos contou que ajudou a resolver entraves burocráticos em Brasília para que a UPA fosse viabilizada para Bragança Paulista e registrou que acredita que ela vá contribuir para a melhoria dos serviços de Saúde na cidade.

O prefeito Fernão Dias fez um discurso inflamado. Iniciou afirmando que talvez ainda não tenha sido picado pelo vírus da política e que é muito difícil dizer a verdade nesse meio, devido às críticas que recebe. De acordo com o prefeito, a decisão de trazer uma organização social para fazer a gestão da Saúde no município foi tomada com o objetivo de dar qualidade de medicina privada para o povo.

Fernão Dias também apontou que outra qualidade da OS é que funcionários que maltratarem pacientes podem ser demitidos sem necessidade de se abrir sindicância. Completou dizendo que não quer mais avisos sobre desacato a funcionários públicos nos postos de saúde, por entender que isso inibe a população de reclamar.

O prefeito, então, chamou o representante da ABBC à frente do palco e cobrou solução para problemas de falta de medicamentos e atendimento adequado por profissionais. “Ou a Saúde entra no eixo ou não terá perdão”, declarou o prefeito, afirmando que se a ABBC não atuar adequadamente será execrada de Bragança Paulista.

Então, Fernão também dirigiu críticas à emissora de rádio 102 FM, afirmando que quando seu nome for citado, gostaria de ser chamado para poder responder aos questionamentos. “Falta coragem e sobra covardia”, disse, apontando para os funcionários da emissora que se encontravam presentes. O prefeito ainda convidou o deputado Edmir Chedid a debater com ele sobre ações políticas. “Vamos debater, deputado Edmir. Vamos ver o seu passado e o meu. Covarde!”, declarou, orientando a população a nunca mais acreditar em mentiras.

O prefeito encerrou seu discurso reconhecendo que nem tudo está perfeito na cidade, mas garantindo a todos que trava uma batalha diuturna em busca de melhorias.

Em seguida, houve um ato ecumênico de bênção do prédio e dos funcionários que vão trabalhar na UPA feita pelo padre José Roberto Cavasa e pelo pastor Marcos Roberto dos Santos.

O prefeito, então, voltou a usar a palavra para apresentar a todos os médicos do Programa Mais Médicos que estão atuando na cidade. Álvaro Alves Nascimento e Priscila de Oliveira Machado, de acordo com o prefeito, são da periferia de São Paulo e foram a Cuba para estudar Medicina. Voltaram agora, por meio do programa do governo federal. Álvaro disse que está à disposição para atender a população 24 horas por dia. Priscila contou que sempre ouviu dizer que filho de pobre deveria morrer de pé no chão, mas que lutou contra isso e agora espera poder contribuir para humanizar a Saúde.

A fita inaugural foi desamarrada e a placa que leva o nome do médico Valdir Camargo descerrada pelas autoridades presentes. Após, todos puderam conhecer as dependências da unidade, que entra em funcionamento a partir das 7h deste domingo, 23.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image