A universidade realizou mudanças no processo seletivo
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu, na última segunda-feira, 31, as inscrições para o Vestibular 2024, com 2.540 vagas em 69 cursos. A inscrição deve ser feita até o dia 31 de agosto e, caso o candidato não tenha solicitado isenção, a taxa é de R$ 192,00.
A 1ª fase acontecerá no dia 29 de outubro e a 2ª, nos dias 3 e 4 de dezembro. Segundo a comissão, o pagamento da taxa precisa ser realizado até o dia 8 de setembro. As avaliações de habilidades específicas para cursos que exigem esta etapa serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro.
Para se inscrever, o candidato deve preencher um formulário no site da Comvest, no link: www.comvest. unicamp.br/ingresso-2024/vestibular-2024-2/area-doa-candidatoa/.
As provas da 1ª fase ocorrem em 31 cidades de São Paulo, mas, o município de Santa Bárbara d’Oeste deixará de receber o exame, que passará a ser realizado em Americana.
No mês de março, a universidade anunciou que teria mudanças no processo seletivo, dando destaque ao aumento das questões de humanas da 1ª fase e a diminuição das perguntas de matemática para os candidatos dos cursos de humanas/artes e biológicas/saúde na próxima etapa.
José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, explicou que a mudança nesta fase ocorreu para acompanhar a carga horária do ensino médico que tem um equilíbrio entre as ciências humanas e ciências da natureza e no vestibular havia uma diferença de oito questões entre os dois grupos. Dessa forma, foi possível perceber que os estudantes com maior facilidade em humanas tiveram seu desempenho afetado nas edições anteriores.
A comissão organizadora manteve as 72 questões totais de múltipla escolha na 1ª etapa. Anteriormente, os candidatos precisavam responder apenas duas questões de sociologia e filosofia que vinham juntas com história e geografia. Com a mudança, o Vestibular 2024 terá sete questões para cada matéria, sendo elas: inglês, química, história, geografia, física e biologia; 12 perguntas de matemática; 12 de língua portuguesa e literatura, três questões de filosofia e outras três de sociologia.
Segundo o Comvest, o primeiro dia da 2ª fase continua sem alteração na distribuição de questões. Assim, o candidato terá que preparar uma redação, na qual serão oferecidas duas propostas de texto para que ele escolha; seis questões de língua portuguesa e literatura, duas perguntas de inglês e outras duas de ciências da natureza.
E no segundo dia, a Unicamp diminuiu o total de questões de matemática. Para candidatos da área Biológicas e Saúde, haverá duas questões de ciências humanas, quatro de matemática, seis de química e oito de biologia. Já para quem fará a prova de Exatas e Tecnológicas, serão duas perguntas de ciências humanas, seis de matemática, outras seis de química e a mesma quantidade para física. Já para Humanas e Artes, serão duas questões de ciências humanas, quatro de matemática, seis de história, duas de filosofia e sociologia e seis de geografia.
Com a mudança na composição da prova na 1ª fase, o exame será considerado “mais fácil” e com isso, pode haver elevação das notas de corte na avaliação inicial. Já com as mudanças da 2ª fase, a Unicamp prevê que o filtro de seleção melhore.
PROVÃO PAULISTA
A Unicamp formalizou na terça-feira, 1º, que irá aderir ao Provão Paulista a partir do Vestibular 2024, com oferta de 325 vagas em cursos de graduação, que equivale a 10% das oportunidades previstas pela universidade por meio de ações afirmativas aplicadas para exames.
O novo meio de ingresso para alunos da rede estadual em instituições públicas paulistas terá avaliações a partir de novembro e o estado prevê um total de 13 mil oportunidades para estudantes matriculados na Unicamp e outras universidades como USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), além da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Fatecs (Faculdade de Tecnologia de São Paulo).
A expectativa é de que, na próxima semana, a universidade divulgue o número de vagas por carreira no Provão Paulista. No entanto, cursos que exigem provas de habilidades específicas como dança, artes cênicas e artes plásticas, ficam de fora da modalidade deste vestibular, destacou Freitas Neto.
Neste ano, os resultados do provão podem ser usados para o ingresso de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. As outras vagas na graduação da Unicamp são oferecidas via vestibulares tradicionais e indígenas, e modalidade que reserva cadeiras para premiados em olimpíadas de conhecimento.
0 Comentários