Fundada pelo trovador Luiz Otávio no Rio de Janeiro, em 1966, a União Brasileira de Trovadores (UBT) é uma associação civil, cultural e recreativa, de âmbito nacional que estendeu suas raízes por todo território brasileiro, promovendo concursos, jogos florais, reuniões de estudo, congressos e encontros trovadorescos. Tem como finalidade o estudo, o cultivo, divulgação da trova e congraçamento dos trovadores. O símbolo adotado é uma rosa e o padroeiro, São Francisco de Assis.
No município, está representada pela UBT de Bragança Paulista, grupo cultural sem personalidade jurídica e sem fins lucrativos formado por poetas trovadores. Iniciou suas atividades no Município no ano de 1997, por iniciativa da escritora Lóla Prata, que atuava como delegada da UBT em Bragança Paulista. A trova, modalidade literária mais antiga e popular que se conhece, foi inicialmente difundida junto aos escritores da Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista). Em 14 de agosto de 2007, a UBT de Bragança Paulista elegeu sua primeira diretoria e iniciou suas atividades como seção, mantendo-as ininterruptamente até a presente data. Seus membros reúnem-se mensalmente na sede da Ases, gentilmente cedida, e de forma virtual sempre que necessário.
A trova é seguramente a modalidade mais popular da poesia – já foi chamada de O Canto do Povo – e tem como principais características a simplicidade, sonoridade e facilidade de memorização. Sua história remonta à Idade Média. Modernamente, é tida como uma composição poética de quatro versos de sete sílabas, contadas até a última sílaba tônica, com rimas obrigatórias do 1º com o 3º verso e do 2º com o 4º, sistema (ABAB), com sentido ou um pensamento completo.
Neste ano de 2023, a UBT de Bragança Paulista realizou diversas atividades com o intuito de divulgar o gênero literário e atrair novos trovadores. Confira algumas:

JOGOS FLORAIS DE BRAGANÇA PAULISTA
Concurso literário de trova de âmbito nacional e internacional, com inscrições abertas até 31 de julho de 2023. O regulamento completo pode ser consultado no site: www.asesbp.com.br/UBT ou na página UBT (Trovadores de Bragança Paulista) no Facebook. Os jogos poéticos nasceram na Roma antiga como festas populares em homenagem à Flora, deusa das flores. Atualmente, são realizados em várias cidades do país e atraem grande número de trovadores. Os Primeiros Jogos Florais de Bragança Paulista foram realizados em 1963 com a coordenação de Adalzira Bittencourt, ilustre poeta e escritora bragantina, que dá nome à Biblioteca Pública Municipal.
EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE TROVAS NA PRAÇA DA POESIA E OUTRAS AÇÕES
Inaugurada em 23 de junho, durante as comemorações do Junho VerdeAzul, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente/Centro de Educação Ambiental do município, com a participação de alunos da Escola Estadual Prof. Paulo Silva. No mesmo evento, a escritora e trovadora Maria Inês Chiarion Zecchin apresentou aos alunos a história da coruja buraqueira, ave-símbolo de Bragança, que utilizou fantoches para narrar o conto adaptado “No Alto da Paineira, dona Coruja, a fofoqueira”, de autoria da escritora Wadad Kattar.
Em 29 de junho, a UBT de Bragança Paulista realizou visita ao Centro Dia do Idoso, durante encontro promovido pelo Grupo Idade Dourada. Os trovadores Lyrss Cabral Buoso, presidente da UBT, Lóla Prata, Cristina Cacossi, Ana Gazzaneo e Eliane Reis foram gentilmente recebidas pela dinâmica e competente coordenadora do Centro Dia do Idoso, Renata de Souza Soares. Os presentes puderam ouvir e recitar trovas e cantar músicas compostas em trovas bastante conhecidas, o que tornou a tarde bastante agradável.
Para comemorar o Dia do Trovador, em 18 de julho, os trovadores bragantinos participaram de confraternização com rodada de trovas e um delicioso café, que contou com a presença de trovadores da UBT de Atibaia, presidida por Myrthes Spina e de Fábio Siqueira do Amaral, presidente da Ases.
0 Comentários