A chuva dos primeiros dias de Carnaval desencorajou muitos foliões a participarem da programação da Folia de Momo organizada em Bragança Paulista pela Prefeitura, em parceria com a Liesb (Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista). Tanto no Carna Praça como na Passarela Chico Zamper, os primeiros dias não levaram o público costumeiro. Porém, na terça-feira, 5, sem chuva, os foliões prestigiaram e curtiram as atrações carnavalescas em Bragança Paulista.

Bernadete: A Tulipa Negra do Samba se apresentou no Carna Praça, na Praça Raul Leme, nessa terça, após o Grupo Aurea Band Show embalar o público ao som das tradicionais marchinhas.
À noite, na Passarela Chico Zamper, desfilaram as agremiações do Grupo Especial, repetindo a ordem dos desfiles de domingo, 3.

A Império Jovem abriu a noite com o enredo: “Das Leis ao Samba”, contando a história de Gustavo Adolpho de Carvalho Baeta Neves, ou apenas Didi, autor de músicas tradicionais do Carnaval, como “É hoje”, “O que será?”, “Quem pode, pode, quem não pode, qua”, e “Hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu to feliz...”.
A Acadêmicos da Vila tentou sensibilizar os foliões para pensarem mais no bem-estar coletivo do que no individual, com o enredo: “Ubuntu – Eu sou porque nós somos”.

A terceira escola a pisar na Passarela do Samba foi a Dragão Imperial, que mostrou outra paixão do brasileiro: o rodeio. Com o enredo: “Rodeio: Uma magia de 8 segundos completa 70 anos. Seguuuuuura Peão!”, a Dragão desfilou com cerca de 700 componentes.
A Unidos do Lavapés escolheu como tema de desfile: “E pra quem achou que a águia não estaria em pé, hoje ela clama a Turquia. Terra de Jorge, o Guerreiro na Fé”.
Já a 9 de Julho, que reencontrou a Passarela Chico Zamper, pois não desfilou em 2018, encerrou a noite com o enredo: “Repolho: Taboão Berço do meu Samba”, contando a história do Bairro Taboão.
GRUPO DE ACESSO
Diferente das escolas de samba do Grupo Especial, as do Grupo de Acesso desfilaram em apenas uma noite, no sábado, 2, abrindo o Carnaval.
Antes delas, passaram pela avenida o Grupo Afoxé, a Corte do Carnaval e os pavilhões das escolas de samba, bem como integrantes da diretoria da Liesb.
Então, iniciou-se o desfile da Realeza Imperial, que apresentou o enredo: “Do Balé ao Arrastapé, do Esportista ao Artista. Realeza está na pista”, mostrando experiência e deixando claro ao público que não há idade para aproveitar o Carnaval.
A primeira noite de Folia de Momo também seria dos desfiles das agremiações mirins, mas apenas a Vila do Amanhã se apresentou, com o enredo: “A Vila do Amanhã invade o Castelo Rá-Tim-Bum”. Em razão da chuva e devido à preocupação com as crianças, a Herdeiros do Dragão, que também se apresentaria, adiou seu desfile.
As duas agremiações do Grupo de Acesso, Sociedade Cultural Fraternidade e Mocidade Júlio de Mesquita, fecharam a primeira noite de Carnaval.
A Fratê, como é carinhosamente chamada, homenageou uma mulher guerreira e que fez parte da história do Brasil: Luísa Mahin, uma rainha negra não coroada, com o enredo: “Ganga Mahin, a Rainha Negra”. O desfile da agremiação foi finalizado com um banner em homenagem a um dos compositores do samba-enredo, Sidnei Silva de Lima, que partiu antes de vê-lo na avenida.
Em seguida, foi a vez da Mocidade Júlio de Mesquita se apresentar, com o enredo: “Chá, uma bebida democrática, ouro líquido”.
TRIO ELÉTRICO E SHOWS NOS BAIRROS
Houve também Carnaval em alguns bairros. Henedina Cortez, Jardim Fraternidade e Parque dos Estados receberam trios elétricos em dias alternados, mas poucos foliões prestigiaram as atrações.

Além disso, após os desfiles carnavalescos na Passarela Chico Zamper, também houve shows para encerrar a folia.
APURAÇÃO
A apuração dos desfiles carnavalescos acontece nesta Quarta-feira de Cinzas, 6, a partir das 14h, no auditório do Cisem (Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade).
As escolas foram julgadas pelos jurados em 10 quesitos: letra do samba, enredo, comissão de frente, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, evolução, fantasia, melodia e harmonia. No Grupo Especial, foram três cabines de jurados, enquanto no Grupo de Acesso, foram duas.
0 Comentários