
Desde o ano de 2016, o Coletivo Socioambiental Bragança+ trabalhou para que a cidade de Bragança Paulista, de maneira espontânea (voto popular com pesquisa em diversos pontos e logradouros públicos da cidade), escolhesse uma ave que representasse e/ou trouxesse memórias pessoais ao bragantino. Ficando entre as três mais votadas, a coruja- buraqueira foi a vencedora no segundo turno, figurando o joão-de-barro e o beija-flor tesoura nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Com o resultado da votação popular, foi levado à Câmara Municipal, em março do ano de 2018, por meio do então vereador Basilio Zecchini Filho (foto), o projeto de lei que foi acatado em primeiro turno e, em 6 de abril de 2018, o então prefeito municipal, Jesus Abi Chedid assinou a Lei 4610/18 definindo como ave-símbolo bragantina a coruja- buraqueira (Athene Cunicularia).

Os integrantes do Coletivo Socioambiental, por meio das passarinhadas promovidas para a população em geral, continuaram divulgando a ave-símbolo da cidade, a coruja-buraqueira, sendo que, em meados do ano de 2022, a UBT (União Brasileira de Trovadores) – seção Bragança Paulista e a Ases (Associação dos Escritores) começaram a criar poemas e trovas em homenagem à coruja. O primeiro poema foi de autoria da escritora e trovadora Maria Cristina Cacossi Capodeferro, em junho de 2022, sendo divulgado nas ações da Semana do Município Verde/Azul daquele ano.
No ano de 2023, a trovadora Lyrss Cabral Buoso, atual presidente da UBT – seção Bragança Paulista, liderou a iniciativa da entidade para se fazer um livro contando, em trovas, todo o caminho percorrido para que a cidade tivesse sua ave-símbolo. Também foi adaptada pela escritora Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini (Ases, Coletivo e UBT) uma história infantil, de autoria da escritora Wadad Naief Kattar (Ases, UBT e ABL) para ser contada após as passarinhadas, enfatizando a coruja-buraqueira e animais da fauna da região.
No final do mesmo ano de 2023, a presidente do Coletivo Socioambiental Bragança+, Bia Maia, levou aos vereadores o projeto para inserir no calendário comemorativo do município a data de 6 de abril (dia da assinatura da lei 4610/18) como o Dia Municipal da Coruja-Buraqueira.
Em 14 de março deste ano, o prefeito Amauri Sodré da Silva assinou a ementa da referida lei, definindo a data de 6 de abril como o Dia Municipal da Coruja-Buraqueira. Nesse sentido, a UBT, a Ases e o Coletivo se uniram para realizar uma celebração especial no último sábado, 6, durante a reunião mensal da UBT, na sede da Ases.
Com a presença da presidente e de integrantes do Coletivo Socioambiental Bragança+, a Coruja-Buraqueira foi comemorada com um painel de trovas preparado pela presidente da UBT Lyrss Cabral Buoso enaltecendo as características da “Buraqueira”. Houve o momento de relembrar a caminhada percorrida pelo Coletivo até que fosse incluído no Calendário Oficial do Município o Dia da Coruja- Buraqueira e a troca de informações entre as entidades presentes para que a data seja reconhecida e comemorada nas escolas municipais, em especial, com ações entre os estudantes (palestras, oficinas de trovas, passarinhadas), como a que já está acontecendo por meio do Projeto de Galho em Galho, liderado pela professora Elenice Varanda, do Coletivo Socioambiental Bragança+ .
“Dia 6 de abril foi uma manhã de comemorações que ficará na história de nossa Cidade Poesia, enaltecendo a coruja-buraqueira e o trabalho de entidades formadas por voluntários que querem que Bragança Paulista seja reconhecida pela grandeza de sua arte e da conscientização e preservação da natureza”, finalizou a escritora Maria Inês.
A voar silenciosa
cor da terra é a penugem
olha calma e amorosa
traz vários tons de ferrugem.
Que a coruja buraqueira
- um símbolo de Bragança –
a piar toda faceira
viva sempre em segurança!
Cristina Cacossi - junho/2022
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários