Aconteceu, no último final de semana, dias 13 e 14 de outubro, o encerramento dos Jogos Florais, organizados e executados pela União Brasileira de Trovadores – seção Bragança Paulista.
Com diferentes atrações culturais para agradar a todos os gostos, a noite de sexta-feira, 13, no Teatro Carlos Gomes, alegrou o Centro Cultural Jesus Chedid com a presença do Balé das Musas, organizado e apresentado pela bailarina Maria Eduarda de Souza e suas alunas, da escola de balé da cidade de Vargem-SP, que abriu oficialmente as atividades.
Toda a festa dos Jogos Florais contou com a apresentação dos mestres de cerimônia, os trovadores Maria Cristina Cacossi Capodeferro e seu esposo Celso Capodeferro, que informaram ao público presente a importância dessa festividade, que acontecia em Bragança após 60 anos da sua primeira edição, à época, organizada pela então escritora e trovadora Adalzira Bittencourt, a patronesse da Biblioteca Municipal.
A primeira noite ainda contou com um pouco da história de Adalzira, uma homenagem à escritora e trovadora Lóla Prata, que escreveu a biografia da patronesse em trovas, e a participação do Coral Bragança, regido pelo maestro Marcos Gama e Danilo Stollagli – maestro assistente que encantou a todos, desde a apresentação de Gisele Garbe, entoando o Hino dos trovadores, às peças apresentadas pelos integrantes do coral. Ao final das apresentações de sexta e sábado, os presentes puderam se confraternizar e desfrutar de um coquetel oferecido pela UBT Bragança Paulista no saguão do evento.
Já no sábado, 14, aconteceu o almoço com os trovadores, que teve a presença do prefeito municipal, Amauri Sodré, e da primeira dama Cleide Izepe da Silva; uma Ciranda de Trovas à tarde, com a presença dos trovadores premiados a nível estadual e também dos trovadores locais – atividade comandada pelo poeta e trovador Otacílio Monteiro, da cidade de Limeira-SP, no Teatro de Arena do Centro Cultural Jesus Chedid, acompanhado de um café da tarde e, à noite, o encerramento das festividades com a entrega dos certificados aos trovadores premiados em diferentes categorias.
A festa também contou com a presença de integrantes da Ases (Associação dos Escritores de Bragança Paulista), destacando-se o presidente da entidade Fabio Siqueira do Amaral e a vice-presidente e também presidente da UBT – seção Atibaia, a trovadora Myrthes Spina de Moraes; escritores da ABL (Academia Bragantina de Letras) e alguns dos trovadores premiados a nível estadual, os quais são elencados a seguir:
1º lugar – São Paulo-SP
Roberto Tchepelentyky
2º lugar – São Paulo-SP
Cipriano Ferreira Gomes
3º lugar – São Paulo-SP Renata Paccola
5º lugar – Pariquera-Açu-SP Regina Rinaldi
No encerramento das festividades, à noite, o evento teve a presença de Lucas Vieira Alves e Heloísa Costa Arantes, alguns dos alunos da E.E. Dr. Fernando Amos Siriani que foram classificados e premiados, junto com a professora Andreia Aparecida Catadori Rodrigues Castilho, que representou, na Mesa Oficial, a comunidade educativa e os estudantes da instituição de ensino. Também esteve presente, prestigiando os festejos, o trovador Pedro Melo, de Mato Grosso.
O encerramento se deu com a apresentação do tenor Alan Vilches, que já participou de outros eventos organizados pelas escritoras que organizaram os Jogos Florais (Lyrss Cabral Buoso atual presidente da UBT – seção Bragança Paulista e Henriette Effenberger).
“A cerimônia dos Jogos Florais deixou sabor de ‘quero mais’ pela grandeza das atividades apresentadas, pela divulgação da trova, a composição poética mais popular e pelo envolvimento das diferentes vertentes artísticas que se apresentaram neste final de semana memorável. Parabéns aos envolvidos!”, declara a UBT.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários