A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada na Praça Princesa Isabel, no Centro, realiza a tradicional festa em louvor a Santo Antônio. As celebrações, que unem fé e confraternização, começou no último sábado, 31, e seguem até o dia 13 com intensa programação religiosa e festiva. A comunidade está convidada a participar da Trezena de Santo Antônio, padroeiro e intercessor das causas urgentes. São 13 noites de oração, reflexão e devoção, que visam preparar os fiéis para a grande festa. Cada dia conta com a presença de pastorais e movimentos da paróquia, fortalecendo os laços de união e espiritualidade. As celebrações religiosas começaram no dia 31 de maio e seguem até o dia 13 de junho, com missas diárias realizadas tanto na Igreja do Rosário quanto na Catedral da Sé.
A trezena de Santo Antônio que será celebrada na Igreja do Rosário, sempre às 19h, e aborda diferentes temas, sempre com bênçãos específicas para grupos convidados, além da participação ativa de diversas pastorais. Confira a programação para os próximos dias:
- 3 de junho (terça-feira): Tema “Santo Antônio, rumo a uma vida nova”. Benção das crianças, com participação das babás. Pastorais: Catequese e Liturgia.
- 4 de junho (quarta-feira): “Santo Antônio, apóstolo da paz e da bondade”. Benção aos enfermos e idosos. Convidados: cuidadoras de idosos e doentes. Pastorais: Saúde e Pessoa Idosa.
- 5 de junho (quinta-feira): “Santo Antônio e a primavera da Igreja”. Benção da água. Convidados: garis e coletores. Pastorais: Ordem Terceira do Carmo e Família.
- 6 de junho (sexta-feira): “Santo Antônio, defensor dos oprimidos”. Benção das velas. Convidados: catequistas e pedagogos. Pastorais: Crisma e Terço do Rosário.
- 7 de junho (sábado): “Santo Antônio e a ecologia”. Benção das chaves. Convidados: porteiros e guardas. Pastorais: Apostolado da Oração e Marianos.
- 8 de junho (domingo): “Santo Antônio e a Eucaristia”. Benção dos trabalhadores. Convidados: funcionários do Sindicato. Pastoral: Equipe de Nossa Senhora.
- 9 de junho (segunda-feira): “Santo Antônio contra o poder do dinheiro”. Benção dos objetos de devoção. Convidados: artesãos. Pastorais: Acolhida, Mãe Rainha e Liturgia.
- 10 de junho (terça-feira): “Santo Antônio e as coisas perdidas”. Benção dos jovens. Convidados: movimentos jovens. Pastorais: MESC e Legião de Maria.
- 11 de junho (quarta-feira): “Santo Antônio e a Bíblia”. Benção dos professores. Convidados: professores. Pastorais: PASCOM e Escuta.
- 12 de junho (quinta-feira): “Santo Antônio, o casamenteiro”. Benção dos namorados. Convidados: cerimonialistas e casais. Pastorais: Vocação e Acólitos.
- 13 de junho (sexta-feira), data dedicada ao santo, a programação será intensa. Estão previstas missas na Igreja do Rosário às 7h, 12h e 15h, todas com a tradicional benção dos pães ao final. À noite, às 19h15, será celebrada a missa solene na Catedral da Sé, seguida de procissão até a Igreja do Rosário, onde ocorrerá nova benção e distribuição dos pães aos devotos.
Além das atividades religiosas, a festa conta com uma animada quermesse que acontece de 5 a 15 de junho no largo da Igreja do Rosário, das 16h às 22h. O público poderá saborear diversas comidas e bebidas típicas, com destaque para a tradicional mini pizza do Rosário, uma das mais procuradas. A programação inclui também shows musicais, apresentações de dança, especialmente a tradicional quadrilha, além de opções de lazer para crianças e adultos, promovendo momentos de diversão e convivência para toda a família. Em contato com a reportagem do Jornal Em Dia Bragança, padre Édson Marcelo Falsarela, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral da Sé) e pela Igreja do Rosário, disse que o objetivo da realização desta festa e para arrumar recursos para continuar o restaurando a Igreja do Rosário na parte externa. “Que Santo Antônio abençoe e ilumine a todos, trazendo paz, amor e felicidade”. Abençoou o sacerdote.
A festa de Santo Antônio, além de manter viva uma tradição centenária, reforça os valores de fé, solidariedade e partilha, elementos que mobilizam a comunidade ano após ano. Todos são convidados a participar desse momento especial, seja nas celebrações religiosas, seja na confraternização festiva, fortalecendo a espiritualidade e a convivência fraterna.
***
0 Comentários