Mais uma receita saborosa e prática para as tardes quentes, em especial, quando a família tem a fome do fim do dia e estamos cansadas do fogão. Aqui foi sucesso!
Os ingredientes, em geral, temos na dispensa e na geladeira; e a maionese, opto fazer a minha, tradicional, com ovos e óleo; mas você pode usar a de vidro também, sem problemas.
Pela proporção e rendimento do recheio, a quantia de fatias de pão de forma foi menor que a necessária. Usei como forma aquela retangular para assar pão e sobrou recheio que deu para acrescentar mais 6 fatias, rendendo mais uma porção unitária da torta e um lanchinho simples, que foi incrementado com alface e embalado em papel filme, transformando-se em lanche natural com esse recheio diferentão.
E esta semana meu abraço vai para a amiga Cecília Lima, a @Lanaluz, a Heroína Atrapalhada, que também cozinha e prepara minhas sugestões de receita. Ela me enviou mensagem e a foto, aprovando o rocambole de carne da semana passada; contando que a neta Antonella, junto dela, fez para o papai Rodrigo Lima um rocambole no formato de coração! Adorei a atenção e o carinho desse incentivo. Obrigada!

- 12 fatias de pão de forma (mais 6 para usar todo recheio ou fazer lanches naturais)
Recheio:
- 1 lata de ervilha (se gostar pode ser milho)
- 200 gramas de mussarela ralada ou bem picadinha
- 1 xícara (chá) de cenoura crua ralada (cerca de 2 médias)
- 200 gramas de presunto ralado ou bem picadinho
- Meia caixa (ou 100 ml) de creme de leite
- Sal, cheiro verde, orégano a gosto
- 200 gramas de maionese (usei cerca de 4 a 5 colheres)
Cobertura (purê):
- 3 batatas grandes (cerca de 750 g) cozidas sem casca e salgadas, passadas no espremedor
- 100 ml de creme de leite (restante da caixa)
- Maionese (cerca de 3 colheres – sopa)
Montagem:
Na forma retangular, forre com plástico filme ou saco plástico grande. Sobre ele, comece a montar as camadas (o recheio deve dar 3 a 4 boas porções):
- 3 fatias de pão
- Camada de recheio
- 3 fatias de pão
- Recheio
- 3 fatias de pão
- Recheio
Termine com 3 fatias de pão.
Leve a forma para gelar antes de desenformar (deixei cerca de 15 minutos no freezer). Enquanto isso, prepare a cobertura, misturando a batata espremida e lisinha, o creme de leite e a maionese, formando um creme espesso, e reserve.
Numa bandeja ou prato, desenforme a torta, retire o plástico e espalhe em toda superfície e nas laterais o purê da cobertura. Se quiser e gostar, enfeite com batata palha, e leve gelar ao menos 4 horas antes de servir.
Com o recheio restante, faça uma torta individual, usando 1 fatia de pão e 3 camadas de recheio, cobrindo depois com a cobertura.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários